Domingo, 28 Abril 2024

Associação critica estudo do governo que quer extinguir cargos técnicos de concursos

O projeto de ajustes na estrutura das carreiras da Secretaria Estadual de Agricultura (Seag) pretende extinguir o acesso do profissional tecnólogo aos futuros concursos públicos estaduais. A medida gerou insatisfação entre os profissionais da categoria que, entre outras alegações, afirmam que profissional tecnólogo em circunstâncias normais já encontra dificuldades para se inserir no mercado de trabalho.  

 
Caso o projeto avance, os tecnólogos ficariam impedidos de concorrer a cargos do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf); Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper); Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Seama) e Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema).
 
Aos tecnólogos, a Secretaria de Gestão de Recursos Humanos (Seger) explicou que a medida é desdobramento de um estudo feito pela Fundação Instituto de Administração (FIA) para a estruturação de carreiras dos órgãos. O estudo, apresentado em fevereiro de 2013, apontou para a exclusão do cargo hoje ocupado por tecnólogos, porém, não justifica o apontamento, segundo a Associação de Tecnólogos no Estado do Espírito Santo (Atecnólogos-ES) .
 
“O posicionamento do governo causou certa estranheza no que tange à aceitação do profissional tecnólogo por parte da administração Publica Estadual. O estudo não promoveu qualquer diferenciação entre licenciados e bacharéis, e ao tecnólogo, coube a proposta de extinção, sem apresentação de argumentos para tal, tampouco para a segregação das demais graduações”, explicou, em nota, a associação. 
 
Segundo a entidade, a categoria recebe os maiores incentivos do governo federal, que investe na formação de tecnólogos como solução para atender de imediato o desenvolvimento econômico do Brasil, mas no Estado, o que ocorre é o contrário. 

Veja mais notícias sobre Cidades.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Domingo, 28 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/