Segunda, 29 Abril 2024

Chuvas já afetam mais de mil pessoas em Viana

viana_enchente_FotoRodrigoZaca_GovernoES Helio Filho/Secom

Viana, na Grande Vitória, é o município com maior número de pessoas afetadas pelas chuvas registradas no Espírito Santo desde 24 de novembro. São 869 pessoas desalojadas e 162 desabrigadas. O governador Renato Casagrande visitou a cidade na manhã desta sexta-feira (2), acompanhado do comandante-geral do Corpo de Bombeiros, Coronel Alexandre Cerqueira; do prefeito de Viana (Podemos), Wanderson Bueno; do deputado federal eleito Gilson Daniel (Podemos); e de equipes da Defesa Civil Estadual e Municipal.

Helio Filho/Secom

A visita, segundo o gestor, é uma forma de simbolizar a visita a todos municípios. "Ontem [quinta, 1], visitei Cariacica. Vamos continuar acompanhando todos efeitos e consequências das chuvas. Hoje o trabalho é de dar apoio aos municípios para que haja limpeza das ruas", diz. Casagrande destacou que o Governo do Estado está preparado, com equipes do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil, para "proteger vidas e recuperar o patrimônio".

O governador também informou que encaminhou para a Assembleia Legislativa um Projeto de Lei (PL) que busca disponibilizar o chamado Cartão Reconstrução, no valor de R$ 3 mil, para que as pessoas afetadas possam comprar móveis e eletrodomésticos. Casagrande também assegurou empenho em garantir demandas imediatas, como as de cesta básica, kit higiene e kit limpeza.

Linhares, no norte, é o segundo município com maior número de afetados, sendo 600 desalojados e 169 desabrigados. Quatro acampamentos do Movimentos dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) na cidade foram atingidos e se encontram ilhados, sem possibilidade de acessar nem ao menos de automóvel. Algumas famílias conseguiram sair antes da inundação. Houve destruição de lavoura e de pertences. Os acampamentos afetados são Egídio Brunetto e João Gomes, na comunidade de Palhal; Paulo Damião, na Fazenda Gril; e Paulo Damião 2, em Desengano. Ao todo, foram 410 famílias do MST atingidas.

O integrante da direção estadual, Rodrigo Cerqueira, relata que as lavouras perdidas foram principalmente as de mamão, café e hortaliças, e que as famílias perderam colchões, eletrodomésticos e diversos objetos pessoais. De acordo com Rodrigo, o MST irá contatar Casagrande e a secretária estadual de Direitos Humanos (SEDH), Nara Borgo, para discutir formas de auxílio às famílias, como disponibilização de alimentos e colchões.

MST

Em Aracruz, também houve um acampamento atingido pelas enchentes, o Índio Galdino, em Jacupemba, atingindo 70 famílias. Nessa cidade, segundo o boletim metereológico da Defesa Civil Estadual, há 156 desalojados e 77 desabrigados. No ranking, Aracruz está abaixo de Santa Leopoldina no número de pessoas atingidas. O município da região serrana tem 386 desalojados. Depois vem Fundão, no norte, com 100 desalojados e 44 desabrigados. Em seguida aparece São Mateus, também no norte, com 11 desalojados e 101 desabrigados.

Sooretama, no norte, tem 30 desalojados. João Neiva, na mesma região, 20. Vargem Alta, no sul, conta com 14 desalojados. Rio Bananal, no norte, tem oito pessoas nessa situação. Entre os últimos colocados da lista estão municípios da Grande Vitória: Cariacica, com 11 desalojados e um desabrigado; Vitória, com oito desabrigados; Serra, com sete desalojados; e Vila Velha, com quatro desalojados.

Veja mais notícias sobre Cidades.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Segunda, 29 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/