Sexta, 19 Abril 2024

Comunidade de São Benedito ganha rota de turismo comunitário

mural_sao_benedito_FotoThaisGobbo Thais Gobbo
Uma iniciativa de turismo comunitário que busca valorizar a cultura local e gerar oportunidades para os moradores. É a proposta da Rota São Benedito, bairro que integra o Território do Bem, em Vitória, projeto desenvolvido pela ONG Ateliê de Ideias, em parceria com a prefeitura.

A Rota, segundo o Ateliê de Ideias, busca ainda preservar as memórias dos moradores, além de potencializar o turismo local. Desta forma, vai destacar lugares e pessoas de importância histórica na formação de São Benedito.

O projeto conta com a participação do Cidade Quintal, um laboratório de práticas urbanas que trabalha por meio de metodologias participativas. Sua tarefa na empreitada é criar um tour auditivo, murais em fachadas e sinalização durante o trajeto a ser criado.

A rota contempla o Banco Bem, Bar Correspondências, Praça Jair de Andrade, Ruínas da Lavanderia Comunitária, Igreja Católica de São Benedito, Serviço de Engajamento Comunitário (Secri), Casa de Maria Sururu e Farol de São Benedito, uma área de preservação permanente, no alto do morro, com uma vista de 360º da Grande Vitória.

Cada um desses pontos têm uma história. A escolha do padroeiro da igreja, por exemplo, remonta ao início da história do bairro. Reduto de uma das últimas ocupações da Capital, a comunidade surgiu no início da década de 60, época em que o acesso à região era difícil e conquistar um terreno era desafiador. Para o sucesso da ocupação, os moradores contaram com a liderança do Sargento Reformado Ascendino Fagundes de Aguiar, apelidado de Sargento Carioca, que era devoto de São Benedito.
Thais Gobbo

Os locais foram listados em um inventário participativo que entrevistou os moradores mais antigos, que estiveram no início da ocupação do bairro. Foram identificados outros pontos que receberão intervenções nas próximas fases do projeto.

A previsão é de que em maio a rota esteja pronta para um projeto piloto, a ser apresentado para um grupo de turistas. A partir dessa experiência, serão feitos os ajustes considerados necessários.

Veja mais notícias sobre Cidades.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 19 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/