Sexta, 29 Março 2024

Construção civil: 800 trabalhadores se juntam em passeata da categoria

Os trabalhadores da construção civil, em greve pela volta do reajuste de 14% concedido pelo Tribunal Regional do Trabalho no Estado (TRT-ES), realizaram mais uma assembleia na manhã desta sexta-feira (10). Cerca de 800 operários se concentraram na Praça dos Namorados, em Vitória, para a realização da assembleia e optaram por seguir em passeata até a sede do Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado (Sinduscon), percorrendo a Avenida Nossa Senhora da Penha até o bairro Barro Vermelho, onde fica o sindicato. 

O presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Construção Civil do Estado (Sintraconst), Paulo César Borba, conhecido como Carioca, permanece em Brasília, em busca de apoios para reverter a decisão liminar do Tribunal Superior do Trabalho (TST), que anulou o reajuste de 14% concedido pelo TRT-ES para a categoria. Ele relata ser uma luta difícil, mas que um agravo já foi impetrado. 
 
Neste domingo (12) os trabalhadores se reúnem em assembleia, mais uma vez, para fazer uma avaliação do movimento e votar pela continuidade ou não da greve, que atinge cerca de 30 mil trabalhadores em todo o Estado. 
 
A categoria luta para que seja implementado o reajuste determinado pelo TRT, em detrimento da manutenção de reajuste de 7,5% determinada pelo TST na decisão liminar. Para os trabalhadores, a manutenção do reajuste não representa ganho real para a categoria. 
 
Na tentativa de sensibilizar os ministros do TST para a necessidade de reajuste, Carioca se reuniu com o presidente do tribunal, ministro José Oreste Dalazen, que orientou os trabalhadores a recorrerem da decisão. O sindicalista também apresentou ao ministro o real quadro da construção civil no Estado, uma indústria em plena efervescência, que não vê sinais de crise. A categoria defende que, por isso, existe condição de os patrões reajustarem em 14% os salários dos operários.   

Veja mais notícias sobre Cidades.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 29 Março 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/