Sexta, 19 Abril 2024

Cozinha Escola no antigo Hotel Majestic será entregue em janeiro

hotel_majestic_CreditosAlefBet Alef Bet

A Cozinha Escola, projeto que funcionará na Casa Aylon, no antigo Hotel Majestic, Centro de Vitória, será entregue pela associação judaica Alef Bet totalmente reformada e equipada em 24 de janeiro. No espaço serão preparadas as refeições do Chai Vida, projeto iniciado durante a pandemia da Covid-19 e que distribui refeições de segunda a quinta para idosos em vulnerabilidade social cadastrados na entidade.

Projeção da Casa Ayalon. Imagem: Alef Bet

"As refeições são feitas por meio de um serviço social e triagem da associação Alef Bet. Não é entregue de qualquer forma, é um público que precisa realmente receber. A Associação Alef Bet adquiriu geladeiras, freezers e fornos para compor a cozinha da Casa Aylon", diz a gerente de projetos da associação, Vanessa Abreu de Souza.

O funcionamento não será de imediato, pois ainda é preciso aguardar a liberação dos alvarás do Corpo de Bombeiros, para utilização do prédio, e da Vigilância Sanitária e da Secretaria Municipal de Desenvolvimento da Cidade (Sedec), devido às partes arquitetônica e urbanística. Entretanto, a previsão é de que isso aconteça no primeiro semestre de 2022.

Na Cozinha Escola, que é no primeiro andar, serão realizadas ainda oficinas de culinária. O prédio conta com outros três andares, cuja reforma depende do fechamento de parcerias por parte da associação. No segundo andar, o objetivo é realizar as oficinas socioprodutivas que a Alef Bet já oferece, como as de artesanato, crochê e cachos afro. No terceiro, é fazer um núcleo artístico e pedagógico, com espaços como biblioteca e sala de informática. O último andar será destinado para as oficinas de música, que são ofertadas para crianças e adolescentes.

A Alef Bet, que não tem fins lucrativos, recebeu o imóvel por meio de uma concessão do Estado, através da chamada pública nº 02/2019. Uma das missões da entidade é a tsedaka, que em hebraico significa justiça social. "Por meio desse trabalho, queremos transformar vidas, tanto as de quem se voluntaria nos projetos, de quem oferece, quanto as de quem recebe", ressalta Vanessa.

Com 1.500 m², o imóvel foi edificado em 1926, funcionando como hotel até 1964, quando passou a abrigar uma escola por alguns anos, tendo seu interior modificado para dar lugar a salas de aula. Posteriormente, foi desapropriado pelo governo estadual, permanecendo desocupado até 2018, quando chegou a abrigar uma ocupação de 15 famílias sem teto, que permaneceram no imóvel durante dois meses. Elas saíram após uma decisão judicial que determinou a desocupação e autorizou uso da força policial para reintegração de posse.

Veja mais notícias sobre Cidades.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 19 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/