Terça, 30 Abril 2024

Famílias que fugiram da violência na Piedade conquistam nova moradia

ocupacao_mnlm_leonardo_sa Leonardo Sá

Quinze famílias que tiveram que sair do Morro da Piedade, em Vitória, devido à violência, terão ainda este semestre uma nova residência. Será no prédio do antigo Cine Santa Cecília, no Parque Moscoso, também no Centro. Elas foram contempladas por meio do projeto Terra Mais Igual, da Prefeitura de Vitória, e já escolheram a unidade habitacional onde irão morar. Além dessas famílias, outras 20, que passaram por problemas de risco geológico, foram beneficiadas.

Famílias em visita aos apartamentos. Foto: Redes sociais

Um dos ex-moradores da Piedade contemplados é o guia de turismo Wanderson de Jesus Santtana. Sua família teve que sair da Piedade em 2018, após seu irmão, Wallace de Jesus Santtana, ser assassinado. No mesmo dia do crime, sua mãe teve a casa incendiada. Sem ter onde morar e tentando fugir de um lugar cheio de lembranças tristes, eles abandonaram o morro e, depois, conseguiram aluguel social. "Agora a gente vai ter o nosso cantinho. Viver de aluguel nunca esteve em nossos planos", diz.

A conquista do aluguel social foi obtida judicialmente, por meio da atuação da Defensoria Pública do Espírito Santo (DPES), por intermédio do Instituto Raízes. Em março de 2019, a DPES ingressou com um agravo de instrumento com pedido de antecipação de tutela recursal, para que o benefício fosse pago em caráter de urgência. O pedido foi apreciado e deferido pelo desembargador Jorge do Nascimento Viana no mesmo mês.

Entretanto, a PMV e o Governo do Estado recorreram da decisão. Em novembro de 2019, o Tribunal de Justiça do Estado (TJES), por meio da 4ª Câmara Cível, declarou procedente o pedido de aluguel social. A votação dos desembargadores foi unânime em favor da comunidade.

Segundo o integrante do Instituto Raízes, Jocelino Júnior, a disponibilização de unidades habitacionais no Parque Moscoso foi uma iniciativa da PMV, que prefere não continuar pagando o aluguel social.

Jocelino informa que as casas das famílias contempladas foram destruídas, pois, por estarem vazias, representavam perigo para a comunidade, uma vez que haviam se tornado esconderijo para criminosos e usuários de drogas ilícitas. Outras 15 famílias que saíram da Piedade não puderam ser beneficiadas, pois suas casas não foram derrubadas nem lacradas, sendo utilizadas para fins como o aluguel.

Ele celebra as conquistas das famílias contempladas. "Elas perderam suas casas, parte de suas histórias e entes queridos nesse processo de violência na Piedade. Agora estão recomeçando", exalta.

Violência

Em março de 2018, os irmãos Ruan e Damião Reis foram executados com mais de 20 tiros cada um, na Piedade. Nessa época a região passou a viver uma onda de violência e muitos moradores tiveram que deixar suas casas. Alguns, inclusive, receberam ameaças diretas com ordem de desocupação.

Segundo investigações feitas na época, a violência se intensificou naquele ano, pelo fato de traficantes do Complexo da Penha e do Morro São Benedito terem expandido seus domínios para regiões do Centro, incluindo a Piedade e o Morro do Moscoso, que fazem divisa.

Até o primeiro semestre de 2020, nove jovens haviam sido assassinados na região, o que motivou manifestações e cobranças para que o poder público efetivasse políticas públicas não somente na área da segurança, mas também nas de saúde, educação e lazer. Até o momento, as reivindicações não foram plenamente atendidas pelas gestões estadual e municipal, que se comprometeram com 15 demandas.

Entre elas está a construção de uma praça, na qual os moradores também querem que seja instalada uma base da Polícia Militar (PM). Entretanto, até o momento, foi feito somente um chão batido com cimento, em 2020. Nada de mesas, cadeiras, brinquedos, área de prática esportiva e outros itens contidos no projeto, nem a base da PM.

Outra reivindicação não atendida foi o atendimento psicológico nas escolas, pois têm crianças e adolescentes traumatizados com a violência ocorrida na comunidade, assim como a atuação de agentes de saúde no território e a limpeza e capinagem do local.

Veja mais notícias sobre Cidades.

Veja também:

 

Comentários: 1

Maxwell Miranda de Almeida em Terça, 08 Fevereiro 2022 20:39

glória ao Deus de Reverendo Adhayr Cruz uma noticia maravilhosa , para ficar melhor deviam desapropriar o Cine Santa Cecilia e transformar num teatro , Teatro Mauricio de Oliveira por exemplo

glória ao Deus de Reverendo Adhayr Cruz uma noticia maravilhosa , para ficar melhor deviam desapropriar o Cine Santa Cecilia e transformar num teatro , Teatro Mauricio de Oliveira por exemplo
Visitante
Terça, 30 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/