Quinta, 18 Abril 2024

Outdoor a favor de Bolsonaro e cloroquina é retirado em Vitória

outdoor_cloroquina_apagado_andre_moreira André Moreira

Depois de ser "inaugurado" na última quarta-feira (5) por um grupo de extrema-direita com apoio do deputado estadual Capitão Assumção (Patri), o anúncio de outdoor em apoio ao presidente Jair Bolsonaro (sem partido) que estimulava o uso da cloroquina no combate à Covid-19, foi retirado nas ruas de Jardim Camburi, em Vitória, após notificação da Vigilância Sanitária à empresa proprietária por ferir a legislação sobre propaganda de medicamentos.

Direita
Esquerda

No mesmo dia da "inauguração" da propaganda, o advogado André Moreira entrou com denúncia junto ao Ministério Público e Defensoria Pública estaduais e federais e à Vigilância Sanitária, citando uma série de lei infringidas pelo anúncio, como a propaganda inadequada de medicamento, que só pode ser divulgado por profissionais da saúde e em publicações especializadas, falta das advertências obrigatórias como "ao persistir os sintomas, o médico deve ser consultado", e a indicação inadequada, já que não há provas científicas da eficácia do uso da cloroquina na cura do novo coronavírus.

"Nós fizemos a denúncia e ele foi retirado. Se a gente agir contra a mentira e esse pessoal,  vai virar esse jogo. É possível virar esse jogo, é necessário virar esse jogo", disse o advogado em vídeo postado em suas redes diretamente do local onde está o outdoor, agora pintado de branco.

Nos últimos meses, uma série de outdoors em defesa do presidente começaram a ser instalados por grupos de apoiadores pelos municípios do Espírito Santo. A "guerra de outdoors" foi declarada no mesmo dia 5, quando o Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica (Sinasefe - Seção Ifes) instalou dois outdoors com os dizeres "A morte não pode governar o Brasil" e uma imagem que mescla o rosto de Jair Bolsonaro e do ceifador, personagem que simboliza a morte. Um deles foi colocado na avenida que de acesso à Terceira Ponte, zona de grande visibilidade para quem transita entre Vitória e Vila Velha, e outro em Ibatiba, no interior do Estado, que foi destruído por simpatizantes do presidente.

A foto do outdoor alcançou repercussão nacional e gerou apoio e também ameaças ao sindicato, que se posicionou por meio da nota abaixo.

Facebook

"O Sinasefe Seção Ifes instalou dois outdoors chamando a atenção para os rumos do Brasil nas mais diversas áreas diante da pandemia da Covid-19 (novo coronavírus), que avança sem controle no país. As peças destacam que "a morte não pode governar o Brasil" e estão na Terceira Ponte, entre Vitória e Vila Velha, e na cidade de Ibatiba, no interior do Espírito Santo.

O outdoor instalado na Grande Vitória ganhou repercussão nacional nesta quarta-feira(5). No Twitter, a imagem circulou espontaneamente a partir de diversos perfis e virou hit (hitou, como se usa na linguagem da rede) e alcançou milhares de pessoas nas redes. Elas apoiaram a ação, postaram memes, deram ideias para as próximas artes, e sugeriram até vaquinha para ampliar os outdoors para todo o Brasil.

Foram inúmeras manifestações de dentro e fora do Estado de empatia com a ação e de identificação com a mensagem. Além disso, a imagem tomou os grupos de WhatsApp e, nas redes Instagram e Facebook, o Sindicato passou a receber apoio espontâneo sem nem mesmo ter divulgado a imagem do outdoor em seus perfis.

A ação integra um movimento que tem como objetivo chamar a atenção das pessoas para os temas urgentes do Brasil e sobre os quais é preciso que todas e todos conversem. A arte dos outdoors foi criada pelo Sinasefe Nacional e disponibilizada para que as entidades nos estados utilizassem aplicando as suas marcas, promovendo uma ação nacional.

Ataques

Infelizmente, grupos de apoiadores do presidente Bolsonaro vandalizaram o outdoor em Ibatiba e uma articulação nacional de bolsonaristas invadiu um grupo de WhatsApp do Sinasefe Seção Ifes que se chamava "Sinasefe Grande Vitória". Telefones de várias partes do Brasil foram incluídos no grupo e o nome foi mudado. Além disso, passaram a compartilhar conteúdos com ataques às/aos servidoras/es públicas/os. Alguns, inclusive, faziam referência ao nazismo utilizando imagens de Hitler.

O Sinasefe Seção Ifes reforçou a segurança em sua sede física, em Vitória, e em suas redes sociais, incluindo os demais grupos de WhatsApp. A categoria pode ficar tranquila porque o Sindicato não se intimidará e seguirá com as ações necessárias e coerentes com seu compromisso em torno da educação de qualidade, da segurança sanitária e de medidas efetivas e baseadas na ciência para a proteção das brasileiras e dos brasileiros durante a pandemia, e da defesa do serviço público e de servidoras e servidores, profissionais de excelência que ajudam o Brasil a avançar".

Anunciantes de outdoor pró-Bolsonaro podem ser processados

Defesa do uso da cloroquina contra Covid-19 feita por grupo de Capitão Assumção é propaganda ilegal de medicamento
https://www.seculodiario.com.br/politica/anunciantes-de-outdoor-pro-bolsonaro-podem-ser-processados

Veja mais notícias sobre Cidades.

Veja também:

 

Comentários: 17

Dalton Catunda Rocha em Domingo, 09 Agosto 2020 16:28

Bem, eu peço que saiba qual é a principal origem da fé de Jair Bolsonaro, nos (falsos) poderes da cloroquina, contra o coronavírus. É o bruxo Olavo de Carvalho.

Quero dizer que, em meio à pior catástrofe de saúde pública da história do Brasil, Jair Bolsonaro baseia a saúde pública do Brasil, nas opiniões de um bruxo, Olavo de Carvalho, que já foi internado várias vezes num hospício.

Num vídeo, aos 36 minutos dele, o bruxo Olavo de Carvalho diz que: “Letalidade do coronavírus no Brasil é ínfima.”

O vídeo é este:

https://www.youtube.com/watch?v=pM9NuVXUGpo

Bem, eu peço que saiba qual é a principal origem da fé de Jair Bolsonaro, nos (falsos) poderes da cloroquina, contra o coronavírus. É o bruxo Olavo de Carvalho. Quero dizer que, em meio à pior catástrofe de saúde pública da história do Brasil, Jair Bolsonaro baseia a saúde pública do Brasil, nas opiniões de um bruxo, Olavo de Carvalho, que já foi internado várias vezes num hospício. Num vídeo, aos 36 minutos dele, o bruxo Olavo de Carvalho diz que: “Letalidade do coronavírus no Brasil é ínfima.” O vídeo é este: https://www.youtube.com/watch?v=pM9NuVXUGpo
Humberto Machado em Domingo, 09 Agosto 2020 17:51

Parabéns Dr André Moreira chega de fakes e mentiras.????

Parabéns Dr André Moreira chega de fakes e mentiras.????
Povo em Domingo, 09 Agosto 2020 18:35

Não foi aprovado pela "ciência" porque é um remédio barato e acessível a todos. Querem aprovar algum remédio com o custo muito alto para alguém sair ganhando. Dipirona, Paracetamol e outros são comprados sem receita com risco para a saúde e ninguém se preocupar com isso.
Ninguém é tão idiota, exceto os petistas, para não entender como funciona as coisas no Brasil e no mundo em relação à indústria de medicamentos que se sustenta através de doentes e mortes pelo mundo. Os culpados dessa mortalidade toda são os safados do STF juntamente com os governadores comunistas como esse governador idiota Renato Casagrande.

Não foi aprovado pela "ciência" porque é um remédio barato e acessível a todos. Querem aprovar algum remédio com o custo muito alto para alguém sair ganhando. Dipirona, Paracetamol e outros são comprados sem receita com risco para a saúde e ninguém se preocupar com isso. Ninguém é tão idiota, exceto os petistas, para não entender como funciona as coisas no Brasil e no mundo em relação à indústria de medicamentos que se sustenta através de doentes e mortes pelo mundo. Os culpados dessa mortalidade toda são os safados do STF juntamente com os governadores comunistas como esse governador idiota Renato Casagrande.
Raimundo nonato em Domingo, 09 Agosto 2020 18:41

Ficou claro, a pretensão dos esquerdistas era manter as pessoas presas em casa pra morrer a língua e criar o caos geral, de modo a provocar a queda do bolsonaro

Ficou claro, a pretensão dos esquerdistas era manter as pessoas presas em casa pra morrer a língua e criar o caos geral, de modo a provocar a queda do bolsonaro
Neuza. Maria Nogueira Farias em Segunda, 10 Agosto 2020 00:07

Por favor respeite o nosso Governador Renato Casagrande ué com responsabilidade, e apesar da irresponsabilidade deste Presidente, tem bancado brilhantemente esta Pandemia aqui no ES. Parabéns Governador!

Por favor respeite o nosso Governador Renato Casagrande ué com responsabilidade, e apesar da irresponsabilidade deste Presidente, tem bancado brilhantemente esta Pandemia aqui no ES. Parabéns Governador!
Flavio Cerqueira Torres em Domingo, 09 Agosto 2020 19:03

A população deve se organizar e começar a fazer uma vaquinha para colocação de outdoors a favor do presidente e os inúmeros feitos positivos até agora. A mamata da esquerda acabou, estão agonizando. Sindicato já foi sinônimo de defesa do trabalhador, hoje e mero palanque político e ideológico.

A população deve se organizar e começar a fazer uma vaquinha para colocação de outdoors a favor do presidente e os inúmeros feitos positivos até agora. A mamata da esquerda acabou, estão agonizando. Sindicato já foi sinônimo de defesa do trabalhador, hoje e mero palanque político e ideológico.
Valber em Domingo, 09 Agosto 2020 20:40

Força presidente, estamos com você.

Força presidente, estamos com você.
Antonio em Segunda, 10 Agosto 2020 00:16

Depois do Caçador de Marajás (Collor), o Homem mais Honesto do Mundo (Lula), e a Ensacadora de Ventos (Dilma), agora aparece o Capitão Cloroquina (Messias). O brasileiro adora ser enganado, não aprende.

Depois do Caçador de Marajás (Collor), o Homem mais Honesto do Mundo (Lula), e a Ensacadora de Ventos (Dilma), agora aparece o Capitão Cloroquina (Messias). O brasileiro adora ser enganado, não aprende.
Extremista da Direita em Segunda, 10 Agosto 2020 01:55

Extrema direita kkkkk É uma piada essa coisa que chamam Jornalismo kkkkkk

Extrema direita kkkkk É uma piada essa coisa que chamam Jornalismo kkkkkk
ROSIMERY SOUZA em Segunda, 10 Agosto 2020 02:51

O Estado do ES elegeu Bolsonaro em quase 100% dos votos. A minoria pode chorar, porém, somos a maioria conservadora, de direita, em prol da família #FechadoscomBolsonaro.
#Bolsonaro2022
#Esquerdanuncamais

O Estado do ES elegeu Bolsonaro em quase 100% dos votos. A minoria pode chorar, porém, somos a maioria conservadora, de direita, em prol da família #FechadoscomBolsonaro. #Bolsonaro2022 #Esquerdanuncamais
Jorge Luiz Pirola Gomes em Segunda, 10 Agosto 2020 05:39

É muito interessante isso. Pois tem tantos produtos que não resolvem, e ninguém faz nada.

É muito interessante isso. Pois tem tantos produtos que não resolvem, e ninguém faz nada.
leandro Louzada polonini em Segunda, 10 Agosto 2020 06:57

Extrema direita?

Extrema direita?
Renato em Segunda, 10 Agosto 2020 09:34

É jornaleco! Bem tendenciosa essa panfletagem hein? Extrema direita?
André Moreira kkkkk, essa pessoa é um desastre político, não cansa de passar vergonha nos peitos, mas está sempre lá enchendo o saco se candidatando; por favor restrinja-se ao ostracismo e nos poupe de ser candidato.
#fechadocombolsonaro
#foraesquerdalha

É jornaleco! Bem tendenciosa essa panfletagem hein? Extrema direita? André Moreira kkkkk, essa pessoa é um desastre político, não cansa de passar vergonha nos peitos, mas está sempre lá enchendo o saco se candidatando; por favor restrinja-se ao ostracismo e nos poupe de ser candidato. #fechadocombolsonaro #foraesquerdalha
ANTONIO HONORIO VIEIRA em Segunda, 10 Agosto 2020 10:04

Que ciência e está que a cloroquina já e utilizada a várias décadas só fazendo o bem e de repente tornou o maior dos veneno do mundo. Deve ser a ciência chinesa

Que ciência e está que a cloroquina já e utilizada a várias décadas só fazendo o bem e de repente tornou o maior dos veneno do mundo. Deve ser a ciência chinesa
José Thiago em Segunda, 10 Agosto 2020 10:09

Reportagem totalmente "imparcial"
Tenho vergonha da mídia desse país.

Reportagem totalmente "imparcial" Tenho vergonha da mídia desse país.
Wilson Trabach em Segunda, 10 Agosto 2020 11:57

Mídia podre! Bando do socialiscomunistas miseráveis! BOLSONARO PRESIDENTE casa vez mais presente! Chora chupetinhas!

Mídia podre! Bando do socialiscomunistas miseráveis! BOLSONARO PRESIDENTE casa vez mais presente! Chora chupetinhas!
Jm em Segunda, 17 Agosto 2020 07:33

Cada povo tem os representantes que merece! Se elegeram um psicopata é porque merecem.

Cada povo tem os representantes que merece! Se elegeram um psicopata é porque merecem.
Visitante
Sexta, 19 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/