Quinta, 25 Abril 2024

Prefeito Elias Dal'Col decreta lockdown por seis dias em Ecoporanga

prefeito_elias_dal_col_reproducao_facebook Reprodução/Facebook
Reprodução/Facebook

Mesmo estando entre os 46 municípios capixabas classificados como Risco Baixo de contaminação pelo novo coronavírus, Ecoporanga, no noroeste do Estado, decretou, nesta sexta-feira (15), lockdown por seis dias. 

Pelo Decreto Municipal nº 7.258/2020, o prefeito Elias Dal' Col (PSD) determinou o fechamento de todo o comércio, incluindo serviços essenciais, como mercados, farmácias e distribuidoras de gás de cozinha, que só poderão comercializar por meio de entregas em domicílio.

Em transmissão nas redes sociais do município, o prefeito anunciou as novas regras, ao lado dos secretários municipais de Finanças e Saúde, Edion Santos de Almeida e João Batista Neto.

"É angustiante a notícia que nós vamos dar para vocês. Nós precisamos que toda a população de Ecoporanga ajude a gente ajudar a combater esse vírus maldito que está assolando o Brasil e o mundo. E ele chegou arrasando Ecoporanga. Nós já estamos com dez casos confirmados e 16 pessoas suspeitas. Precisamos mais do que nunca, pra vocês ficarem nas suas casas. O comércio vai ser todo fechado e trabalhando delivery. A saúde acima de tudo e Deus acima de todos", afirmou Elias Dal' Col.

Pelo decreto, agências bancárias públicas e privadas, casas lotéricas e correspondentes bancários também fecham as portas pelo período decretado, bem como igrejas e templos religiosos e repartições públicas, com exceção das atividades de saúde e limpeza pública. Feiras públicas também estão suspensas.

Já borracharias, oficinas de reparação de veículos automotores e de bicicletas só poderão "receber suas demandas por meio de telefone, e-mail e Whatsapp".

Continuam abertos apenas "hospitais e demais serviços de saúde e postos de combustíveis".

O decreto mantém ainda a suspensão dos velórios domiciliares, devendo ser utilizada a quadra de esportes do Creas, administrada pela Secretaria Municipal de Assistência Social. E cria a Central de Fiscalização Covid-19, com função de fiscalizar as medidas, cujo descumprimento está passível de multa.

Academias de ginástica

Já a Sala de Situação de Emergência em Saúde Pública decidiu, em reunião realizada nesta sexta-feira (15) sob liderança do governador Renato Casagrande (PSB), manter fechadas as academias de ginástica por mais uma semana em todo o Espírito Santo.

Decreto com essa determinação será publicado em edição extra do Diário Oficial do Estado, prorrogando até o dia 23 a interrupção das atividades desse segmento.

Na reunião da Sala de Situação também foi anunciado o novo Mapa de Gestão de Risco, que entra em vigor na próxima segunda-feira (18) e vai até domingo (24).

O novo Mapa segue o atual modelo de Matriz de Risco, que leva em consideração o coeficiente de casos confirmados por 100 mil habitantes e a taxa de ocupação dos leitos de UTI disponíveis. Nele, o coeficiente de incidência do Espírito Santo é 139, ou seja, há 139 casos confirmados para cada 100 mil habitantes no Estado.

Seguindo a metodologia do Boletim Epidemiológico do Ministério da Saúde, os municípios que estiverem abaixo da média de casos do Estado estarão no Risco Baixo (Verde); os que estiverem até 50% acima da média do Estado estarão no Risco Moderado (Amarelo); e os que estiverem acima dos 50% da média do Espírito Santo estarão no Risco Alto (Vermelho). 

Presidente Kennedy

Na nova atualização, o município de Presidente Kennedy, no extremo sul do Estado, saiu do grupo de Risco Moderado para Risco Alto, ao lado dos municípios de Cariacica, Fundão, Serra, Viana, Vila Velha e Vitória, na região metropolitana, e Santa Teresa, na região serrana.

Neles, está em funcionamento, desde a última segunda-feira (11), o Plano de Convivência com a Pandemia, onde o comércio de rua foi reaberto de forma alternada, com alguns setores funcionando às segundas, quartas e sextas, e outros funcionando às terças e quintas.

Com a mudança na classificação de Presidente Kennedy, os municípios limítrofes passam automaticamente para o Risco Moderado. Desta forma, o Espírito Santo tem 24 cidades em Risco Moderado: Afonso Claudio, Alfredo Chaves, Anchieta, Apiacá, Aracruz, Atílio Vivácqua, Bom Jesus do Norte, Domingos Martins, Guarapari, Ibiraçu, Itaguaçu, Itapemirim, Itarana, João Neiva, Marataízes, Marechal Floriano, Mimoso do Sul, Nova Venécia, Piúma, Santa Leopoldina, Santa Maria de Jetibá, São José do Calçado, São Roque do Canaã e Venda Nova do Imigrante.

Veja mais notícias sobre Cidades.

Veja também:

 

Comentários: 1

Alberto em Sábado, 16 Mai 2020 15:42

Na eleição deste ano os eleitores lembrarão das bestas que fazem qualquer coisa, sem qualquer comprovação científica ...

Na eleição deste ano os eleitores lembrarão das bestas que fazem qualquer coisa, sem qualquer comprovação científica ...
Visitante
Sexta, 26 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/