Domingo, 28 Abril 2024

Moradores contestam​ cortes de árvores pela prefeitura em Jardim da Penha

arvore_jardimdapenha_FotoLeonardoS Leonardo Sá

O corte de três árvores, nessa sexta-feira (28), na rua Maria Eleonora Pereira, em Jardim da Penha, Vitória, gerou comoção e revolta nos moradores. Foram retirados os galhos da planta e, neste sábado (29), a equipe da Prefeitura de Vitória compareceu ao local para retirar o tronco.  Uma quarta árvore seria cortada, mas o ato foi impedido por pessoas que abordaram os funcionários da gestão municipal e contestaram a ação. De acordo com os moradores, não houve nenhuma explicação sobre o motivo dos cortes.

Leonardo Sá

Uma moradora, que não quis se identificar, afirmou que o corte das árvores foi "uma perda grande". Ela destaca que começa agora um período de muito calor, portanto, seriam importantes para dar sombra e amenizar a temperatura. Diz ainda que as plantas serviam de abrigo para pássaros e que algumas delas tinham mais de 30 anos. "Eram patrimônio municipal, todos estávamos acostumados com elas aqui", lamenta.

A moradora afirma que as árvores não causavam nenhum incômodo. Ela defende que, mesmo nesse caso, o correto seria, inicialmente, buscar alternativas em vez de cortar, ainda mais sem diálogo com os moradores. Não é a primeira vez que árvores são cortadas pela gestão de Lorenzo Pazolini (Republicanos) em Jardim da Penha, já que aconteceu o mesmo com uma na rua Eugenílio Ramos. "Esses dias passei por lá e vi que a árvore não estava", afirma.

Leonardo Sá

A moradora ressalta que, no lugar das árvores cortadas, deveriam ser plantadas outras. Além disso, alerta para a necessidade de a comunidade se mobilizar para que a prefeitura coloque essa ação em prática e, também, não faça novos cortes. Uma de suas preocupações é com o projeto de polo gastronômico da Rua da Lama. "Será que vão derrubar árvores para alargar as ruas?", questiona.

Leonardo Sá

O projeto ao qual a moradora se refere contemplará, entre outras ações, intervenções em um trecho da Avenida Anísio Fernandes Coelho e da Rua Carijós, incluindo pistas de rolamentos de veículos, canteiro central e calçadas. Haverá, ainda, estacionamento para carga e descarga na Avenida Anísio Fernandes Coelho, além de permissão de estacionamento na Rua Carijó e, para as Forças de Segurança, na Rua Arthur Czartoryski.

Também terá redução da velocidade dos carros, ampliação do canteiro central para criar áreas de convívio, implantação de novo mobiliário urbano com bancos e pergolados, calçadão para pedestres de 3,8 metros em ambos os lados da via, vias carroçáveis com 3,5 metros de largura, balizadores fixados para delimitar o fluxo de pedestres e veículos e, segundo a prefeitura, paisagismo com plantio de novas árvores.

Veja mais notícias sobre Cidades.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Domingo, 28 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/