Sexta, 19 Abril 2024

Reintegração só ocorre se Estado oferecer estrutura para a retirada de bens dos ocupantes

Reintegração só ocorre se Estado oferecer estrutura para a retirada de bens dos ocupantes
Marcada para o dia 23 de julho, um domingo, a ação de reintegração de posse do prédio do antigo Instituto de Aposentadorias e Pensões dos Industriários (IAPI), no Centro de Vitória, só será consumada se os órgãos públicos federais disponibilizarem estrutura de caminhões e ônibus para a retirada dos bens dos ocupadas. Essa é uma das resoluções definidas em reunião ocorrida terça-feira (27) entre representantes dos ocupantes, Polícia Militar, Defensoria Pública, Advocacia Geral da União e Prefeitura de Vitória.
 
Cerca de 150 famílias ocupam o prédio desde o dia 6 de maio. O movimento é composto, em maioria, por desempregados moradores de regiões de baixa renda em Vitória que não conseguem mais pagar aluguel. Essa maioria também não tem para onde ir em caso de despejo. Mães solteiras, crianças e idosos completam o quadro da ocupação.
 
Uma boa notícia para o movimento é o evento cultural beneficente que acontece neste domingo (2), a partir das 16h30, com nomes de expressão da música capixaba. O Ocupa Convida #1 será realizado na quadra da escola de samba Unidos da Piedade, no Centro de Vitória, e terá como atrações Regional da Nair, André Prando e Zalui. A entrada é gratuita. O objetivo é arrecadar recursos para as famílias e chamar a atenção para a importância da luta pela reforma urbana e a busca ao direito a moradia digna. 
 
O pedido de reintegração de posse foi requerida pela União. Uma decisão do juiz federal Rodrigo Reiff Botelho chegou a negar o pedido, determinando um prazo de 15 dias para que a União e o movimento elaborassem um plano de desocupação e realocação das famílias. Mas o desembargador federal Reis Friede reformou a decisão e determinou a reintegração de posse do prédio.
 
A Ocupação Chico Prego, como hoje é chamada, começou no início de abril com 700 famílias demarcando lotes em terreno entre os bairros Grande Vitória e Universitário, na Grande São Pedro, e que depois ocupou a cantina da Casa do Cidadão, em Itararé. Organizado, ocupou e executou uma grande operação de limpeza no IAPI, um prédio abandonado pelo poder público há anos.

Veja mais notícias sobre Cidades.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 19 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/