Domingo, 28 Abril 2024

Terminais do Transcol terão 200 câmeras de videomonitoramento

Terminais do Transcol terão 200 câmeras de videomonitoramento

A Companhia de Transportes Urbanos da Grande Vitória (Ceturb-GV) oficializou nesta quinta-feira (9) a abertura da licitação para a contratação do serviço de videomonitoramento nos terminais de integração do Sistema Transcol. O edital prevê a instalação de até 200 câmeras de vídeo para o monitorar, em tempo real, a operação nos dez terminais localizadas na Grande Vitória. O investimento poderá chegar a R$ 29,7 milhões com a aquisição de equipamentos e a operação da vigilância.



De acordo com o aviso de licitação, publicado no Diário Oficial do Estado, a empresa contratada deverá manter uma central de monitoramento externa, onde serão recebidas e armazenadas as imagens captadas em alta resolução e os áudios externos. O edital prevê a instalação de sistema de vigilância com alarmes, sensores de movimento e até um botão do pânico, no caso de ocorrências mais graves.



A expectativa é de que o sistema funcione de forma integrada com o Centro Integrado Operacional de Defesa Social (Ciodes) e as centrais de videomonitoramento das prefeituras da Grande Vitória. “As câmeras têm a função de auxiliar no controle da operação, como verificar se há aumento de fila em alguma linha e fazer a interferência necessária naquele momento, por exemplo. Mas, se interligarmos o sistema com as centrais de videomonitoramento já existentes, o equipamento vai auxiliar também no combate à violência”, explicou o diretor presidente da Ceturb-GV, Léo Carlos Cruz.



O edital prevê a instalação de cerca de 20 câmeras em cada terminal, dependendo do tamanho da unidade. “A quantidade em cada um dos terminais dependerá do tamanho e do fluxo de pessoas que passam por eles”, disse Cruz.



A sessão de abertura das propostas está marcada para o próximo dia 23. O valor máximo da licitação é de R$ 29.720.310,57, que inclui a aquisição dos equipamentos, além da instalação, suporte e manutenção do sistema de captura de imagens. O prazo de vigência do contrato, que atenderá o modelo de Ata de Registro de Preços (quando o preço de bens e serviços é previamente fixado com vistas à futura contratação) será de um ano.

Veja mais notícias sobre Cidades.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Domingo, 28 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/