Segunda, 20 Mai 2024

Unidade de internação com gestão terceirizada registra fuga em Cachoeiro de Itapemirim

A Unidade de Internação Regional Sul do Instituto de Atendimento Socioeducativo (Iases), em Cachoeiro de Itapemirim (sul do Estado), registrou uma fuga na madrugada de sábado (25), quando três adolescentes renderam um segurança e deixaram a unidade. O local tem gestão compartilhada entre o Estado e o Instituto Capixaba de Integração Socioeconômica dos Cidadãos (Icisec). 

 
De acordo com nota do Iases, a autarquia determinou abertura de procedimento administrativo para a apuração das circunstâncias do fato, bem como as responsabilidades. A Polícia Civil, a Defensoria Pública do Estado, o Ministério Público Estadual (MPES) e o Juizado da Infância e Juventude de Cachoeiro já foram comunicados sobre a fuga e acompanham as apurações.
 
O modelo de gestão aplicado na unidade do sul do Estado é o mesmo que havia entre o Iases e a Associação Capixaba de Desenvolvimento e Inclusão Social (Acadis), cujo contrato está sob intervenção do Estado e o diretor-executivo, Gerardo Mondragón, permanece preso desde o dia 17 deste mês, por força da Operação Pixote, acusado de formação de quadrilha, lavagem de dinheiro, peculato na categoria desvio, dentre outros crimes. 
 
A Unidade Regional Sul tem gestão administrativa do Icisec, mas o método pedagógico aplicado é o “Modelo Pedagógico Terapêutico”, aplicado pela Congregação dos Religiosos Terciários Capichinhos há mais de um século. Gerardo Mondragón se apropriou do modelo, registrou com o nome de Modelo Pedagógico Contextualizado (MPC) e se proclamou criador do método.
 
Nas unidades que estavam sob gestão compartilhada com a Acadis, em Cariacica e Linhares (norte do Estado), foram verificadas violações de direitos, de acordo com as investigações da Operação Pixote. Em Linhares, o interno Romário da Silva Raimundo cometeu suicídio em junho de 2011, enquanto estava confinado em uma cela que se assemelha a uma solitária, semanas depois de dar entrada na unidade.

Veja mais notícias sobre Cidades.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Segunda, 20 Mai 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/