quinta-feira, julho 10, 2025
21.9 C
Vitória
quinta-feira, julho 10, 2025
quinta-feira, julho 10, 2025

Leia Também:

Brava gente

Tá difícil falar em mar azul e barquinho quando o país tá pegando fogo. Caminhando e cantando vamos inventando um futuro novo, um país melhor, uma herança mais digna para a geração que vai tomar nosso lugar. Tá difícil falar de amor e dor, quando a palavra de ordem é revolta, protestando, sim, mas sem perder a ternura – sempre falando de flores.
 
 
É  nos momentos de tensão social que novas lideranças germinam, idealistas que podem se voltar para o bem ou para o mal (veja-se Hitler, Deus nos livre!). De há muito tempo o país tá órfão de heróis, e se compraz com  figurinhas de teatro de fantoches, ídolos com pés de barro fabricados pela mídia, o tal quarto poder que também sofre a mesma corrosão de dignidade e desvio de propósitos dos outros três.
 
 
Os romanos entendiam bem dessas coisas e criaram o truque de acalmar as massas com pão e circo. De vez em quando alimentavam os leões com dissidentes e reclamantes, mas dizem que isso é lenda. Hoje a técnica é a mesma, mas mudaram os nomes – futebol e novela. Mas há protestos e protestos, como tem povo e povo, pois nem todo povo é burro e nem todo protestante é encrenqueiro.
 
 
O que precisa é unificar o movimento e definir as metas, afastando os baderneiros que minam as melhores intenções. Quem conseguir tal façanha será o herói de que a pátria anda carente. Portanto, vamos caminhar e gritar, brava gente, enquanto a polícia age do lado errado, e ao invés de perseguir corruptos e bandidos… Ups, desculpem a redundância.
 
 
Tem muita coisa errada no país, mas na minha modesta (e distante) opinião, os dois pecados capitais são a impunidade dos poderosos, que gera mais corrupção e nos rouba o justo retorno pelos impostos que pagamos, e a violência urbana, que nos rouba o sono. Protesto civilizado: Na tela do meu computador aparece um pop-up com um link para o email de um político americano responsável pela reforma das leis de imigração, com o recado – Mande um email para dr. Fulano pedindo que aja com justiça.
 
 
É isso aí, brava gente! Vamos inundar os emails de ministro Joaquim Barbosa e de Pedro Valls Feu Rosa, gente lá do alto que tem coragem de falar a verdade. Vamos inundar os email da presidente Dilma, de deputados e senadores, de ministros e secretários,  pedindo que ajudem o país a ganhar a Copa do mundo… Ups, errei de novo  –  que ganhemos a copa dos direitos humanos e da melhor qualidade de vida.

Mais Lidas