Sexta, 19 Abril 2024

Dicas para quem quer ficar rico

Tempo é dinheiro, diz um popular aforismo bem americano e bem atual, embora tenha sido criado em 1737, por ninguém menos que Benjamin Franklin. Ben nos deixou grandes ideias, mas também copiava as alheias, portanto não se sabe se a frase é dele ou se repetiu o que todo mundo já sabia. Fato é que apareceu em uma coluna que ele escreveu em um almanaque, intitulada: Dicas para quem quer ficar rico. Outra dica menos famosa, mas também interessante assinada por ele: "Dormir cedo e acordar cedo faz o homem saudável, rico e sábio". 

*

Em tempos sem televisão e Internet, dormir cedo era a norma. Nos idos de 1700, as casas ainda usavam lampiões e velas… o que fazer depois do jantar? Ir para a cama. Dormindo cedo também acordavam cedo, desfrutando o máximo possível da luz solar. Deus ajuda quem cedo madruga, diz outro velho adágio. Acordar cedo fazia as pessoas trabalharem mais (mais ricos), lerem mais (mais sábios), e fazerem algum tipo de exercício, como caminhar ou nadar ou cortar a lenha para a lareira (mais saudáveis). 

*

Quem tem fama deita na cama, diz outro ditado. Muitas frases atribuídas a Franklin não são realmente dele, mas repetidas de antigos autores. Sem intenção de plágio, mas sem citar as fontes. Dizem que essa é dele: Tem mais velhos bêbados do que médicos velhos. Esse aforismo, talvez com a intenção de fazer humor, contradiz o próprio estilo de Franklin, que pregava exatamente o oposto: trabalhar muito e ter uma vida frugal. 

*

Um centavo economizado são dois centavos ganhos - Franklin disse, mas também não inventou. O adágio é anterior a seu tempo, e até hoje se discute seu significado. Sendo ele um homem de negócios, não acreditaria que um centavo fosse se multiplicar pelos anos afora e deixar alguém rico. Mas mesmo sendo um famoso e rico estadista, ele praticava e pregava a frugalidade. Tendo tentado inutilmente e inúmeras vezes arriscando a vida para criar um para-raios, ele disse: Eu não fracassei 100 vezes, eu apenas encontrei 100 maneiras de fazer isso errado. 

*

O advento dos tiktok e whatsapp tem trazido de volta as frases de efeito, muitas atribuídas a quem não as inventou, ou plagiadas de seus verdadeiros autores. Quem disse, quem não disse, e tudo se perde no marasmo da Internet. Anos depois, serão atribuídas a algum famoso que deu mais sorte e nem sabe que levou a fama. Há mais de 300 anos, Franklin disse: "Não acredite em nada que você ouve e só na metade do que você vê". Não há melhor conselho para nossa atualidade de fake news e políticos ensandecidos.

Veja mais notícias sobre Colunas.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sábado, 20 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/