Terça, 16 Abril 2024

Efeito Osborne

PC Osborne 1 - pioneiro

Mal começou, e o ano já nos castiga com uma guerra. Que, por pior que seja, ainda pode piorar. Sem nem mencionar um certo vírus que continua rondando nossos ares. O jeito é investir numa viagem ao passado, rever alguns fatos ocorridos neste terceiro final de semana de março. Medalha de barro de mau negociante vai para Adam Osborne, criador do primeiro computador portátil disponível comercialmente, em 1981.

*
Por que não temos o Osborne-40 nas lojas de hoje? Mr. Osborne criou também o chamado "Efeito Osborne'', ao anunciar que a empresa iria lançar em breve um modelo mais avançado. Ninguém comprou o número 1, esperando o número 2, e a empresa faliu. Hoje as coisas mudaram: compramos um novo Iphone mesmo sabendo que eles vão lançar um modelo mais avançado não demora muito.

*
Os nascidos em 18/3 - Em tempos de desrespeito ao meio-ambiente, a medalha de ouro vai para Johnny Chapman, nascido em 1845. Mais conhecido como Johnny Appleseed, ele passou a vida plantando sementes de maçã por onde passasse - appleseed: semente de maçã. Já que um tirano russo voltou à mídia, lembramos do primeiro czar russo, nascido em 18/3/158: Ivan, o terrível, que matou o próprio filho. Os czares da era moderna são tão terríveis quanto.

*

Dia 19 homenageamos São José. O primeiro horário de verão (inverno para outros) começou na Alemanha em 19/3/1916. Mesmo ano na Inglaterra. Nos Estados Unidos em 1919 e no Brasil 1931. Em 1953, a primeira transmissão do Oscar pela televisão...E o Oscar foi para: "O maior espetáculo da terra". Em 1950 faleceu Edgar Rice Burroughs, criador do Tarzan, em 1914.

*

Mary Mallon, mais conhecida como "Mary Tifo, foi o primeiro caso de pessoa saudável portadora do tifo. Sem sintomas, infectou 51 pessoas no restaurante em que trabalhava. Três morreram. Outros surtos de tifo surgiram nos outros lugares em que trabalhou. Mary foi forçada a ficar em quarentena por três anos. Liberada sob promessa de nunca trabalhar como cozinheira, não obedeceu e continuou transmitindo a doença. Foi então presa e depois mantida em lockdown pelo resto da vida.

*

Por que deixar a segunda-feira de fora? Mister Rogers (Fred McFeely Rogers) nasceu em 20/3/1928. Sim, aquele do filme com Tom Hanks. Ele disse: "Você tornou esse dia especial apenas sendo quem você é. Adam Osborne disse: "As pessoas pensam que usando um computador não vão cometer erros. Elas estão erradas. Com um computador você vai errar mais depressa".

Veja mais notícias sobre Colunas.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Terça, 16 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/