Sexta, 26 Abril 2024

Em campo

As quatro principais lideranças do Estado – governador Renato Casagrande, o ex-governador Paulo Hartung (PMDB) e os senadores Magno Malta (PR) e Ricardo Ferraço (PMDB) – estão em plena campanha para 2014. Mas a expectativa do mercado político fica mesmo por um possível embate entre Malta e o ex-governador.



Hartung sempre que pode foge do enfrentamento com Malta, vide a eleição de 2010, quando desistiu de disputar o Senado. Já Malta parece sempre ávido pelo encontro. Como eles estarão em palanques diferentes em alguns colégios importantes, como em Vitória, por exemplo, a expectativa só aumenta.



Para apimentar ainda mais esse embate, o senador parou de negar que tenha interesse no governo do Estado. Há quem diga que seu interesse é mais pelo posicionamento do governador Casagrande do que pelo projeto próprio. Mas Casagrande não vai se posicionar agora.



A leitura que se faz é que o trabalho do socialista é se fortalecer para a partir de 2013 intensificar o processo de afastamento do grupo de Hartung, um processo, não se iludam, lento e gradual, que não inclui uma ruptura. Eleito no palanque de Hartung, Casagrande não quer excluí-lo de seu projeto. Mas o que a classe política espera, e provavelmente, Magno também, é que Casagrande bata o martelo, dizendo se é candidato à reeleição.



Mas Casagrande só deve fazer isso depois do resultado das urnas. A questão é que se Magno sair vitorioso das eleições deste ano, haverá um diferencial em relação a Hartung. Ele não espera o cenário clarear para entrar na disputa, assume riscos e, por isso, não fica aquela impressão de que está pegando carona na vitória alheia, como acontece com o ex-governador.



Malta sairá com uma musculatura muito forte, e ainda que não assuma a frente de um palanque, vai se tornar uma liderança disputada. Casagrande mantém Magno por perto e isso pode atraí-lo para o seu lado. Mas se quiser ter o senador e o ex-governador no mesmo palanque, aí vai ficar difícil.



Fragmentos:



1 – Na saída do município de Conceição da Barra, no norte do Estado, está bem consolidada um ocupação desordenada. Em período eleitoral já tem gente achando que tem candidato adotando um estilo conhecido na região de se fazer política ou politicagem.



2 – O mercado político espera a entrada de Hartung na campanha eleitoral da Grande Vitória no início de setembro. Mas do jeito que a coisa está embolada e que Hartung não gosta de correr riscos, há quem duvide.



3 – O primeiro passo para essa entrada foi as fotos com o candidato dele em Vila Velha, Rodney Miranda (DEM). Mas tirar foto é uma coisa, subir no palanque é outra.

Veja mais notícias sobre Colunas.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 26 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/