terça-feira, junho 24, 2025
20.9 C
Vitória
terça-feira, junho 24, 2025
terça-feira, junho 24, 2025

Leia Também:

Estica e encolhe

A provável migração de Sandro Locutor do PV – de onde foi expulso – para o PPS, guarda relação com a proximidade do deputado estadual ao prefeito de Cariacica, Juninho (PPS). E, caso se confirme, vai possibilitar o crescimento de Locutor no seu reduto eleitoral, onde já ocupa importantes espaços políticos. Fora daí, ele também tem influência forte em Viana e Ibatiba, onde ajudou a eleger os prefeitos Gilson Daniel (PV) e José Alcure (PP), que tem como vice Cloves Freitas, outro nome do PV. Para um dos poucos deputados apontados com chances reais de assegurar uma reeleição no ano que vem, o novo abrigo oferecerá ainda mais garantias a Locutor. Ótimo para ele, nem tanto para os outros deputados de Cariacica que também estarão no páreo. Principalmente Lúcia Dornelas (PT), que será a principal prejudicada pelo fortalecimento de Locutor. Até mesmo porque, ano que vem, a petista não será “rebocada” pelo secretário e ex-prefeito Helder Salomão. Respingos também em Aparecida Denadai (PDT) e Marcelos Santos (PMDB) – este, provavelmente, em menor proporção, pois sempre teve vôo próprio. 
 
Estica e encolhe II
Como é da “cota” de Juninho, Locutor poderia até mesmo arriscar uma candidatura a deputado federal, mas ai o buraco é mais embaixo. Não encontrará o mesmo cenário, jamais. 
 
Estica e encolhe III
A propósito, quem vai junto com o deputado para o PPS? Aliados de Viana e Ibatiba?
 
Oba-oba
Já no ritmo acelerado de sessões solenes e especiais, uma média de três por semana – até eleição de 2014 será todo dia -, os deputados estaduais se preparam para a “grande festa” da Casa na próxima segunda-feira (26), quando farão a entrega da Comenda Domingos Martins, a mais alta honraria da Casa, a “pessoas e instituições que prestaram relevantes serviços ao Estado”. Critério é bem vago.
 
Oba-oba II 
Na lista tem ao todo 21 nomes. Entre eles, o procurador-geral de Justiça, Eder Pontes, e o prefeito de Cariacica, Juninho (PPS). Qual foi o grande feito deles mesmo? Um detalhe: não será a estreia de Eder Pontes, vez ou outra ele recebe um agrado da Assembleia.  
 
Oba-oba III
Como sempre tem lugar para mais “babação”, no mesmo dia da entrega da comenda serão homenageadas outras 68 pessoas com títulos de cidadania espírito-santense. Ou seja, tem confete para todo mundo. E logo mais terá repeteco, na mesma proporção. São duas “tacadas” desta por ano, somente para a comenda e títulos.
 
Nem vem
Essa desculpa de vereadores e deputados, de que não andam em carros caracterizados porque temem por sua segurança, não cola. Eles são tão ameaçados como qualquer cidadão. Foram eleitos pelo povo, mas não querem prestar conta. 
 
Em mãos
Depois do presidente do STF, ministro Joaquim Barbosa, a presidente Dilma Rousseff será a próxima a receber o relatório da CPMI da violência contra a mulher, em sessão solene no Senado na próxima terça-feira (27). A senadora Ana Rita (PT) foi a relatora da comissão e o Estado tem tudo a ver com o tema: é líder em assassinatos de mulheres no país. Lamentavelmente. 
 
Agora vai?
O absurdo da ameaça de fechamento do ÁfricaBrasil Museu Intercontinental, do historiador Maciel de Aguiar, por falta de recursos, motivo de inúmeros alertas em Século Diário, chegou à coluna de Ancelmo Gois, em O Globo. Com o título “Alô, Marta Suplicy!”, o jornalista reforça a importância do museu, que tem um dos maiores acervos do mundo em máscaras e esculturas tribais africanas, dos séculos XVIII, XIX e XX, com cerca de 4.800 peças. 
 
Exemplo
O comunista e militante Carlito Osório completa 84 anos nesta sexta-feira (23). Foi um dos fundadores do Partido Comunista do Brasil no Estado, quando foi impetrado o AI-5, e chegou a viver por 15 anos na clandestinidade durante a ditadura militar. Hoje se dedica à produção literária e está por ai, cheio de vida. Felicidades!
 
140 toques
“Hermógenes Lima Fonseca. A biografia do homem que mais estudou e lutou pela preservação da cultura das populações tradicionais do ES”. (Articulador da Rede Sustentabilidade no Estado – Roberto Beling – no Twitter).
 
PENSAMENTO:
“Quando não existe mais amor, não existe traição”. Susana Zender Etchenique

Mais Lidas