Sábado, 27 Abril 2024

Fase Gazeta

EU SOU UMA LONGA HISTÓRIA - 50 ANOS DE RÁDIO (REEDIÇÃO)

CAPÍTULO XII
FASE GAZETA

Recebi um convite para falar com Café Lindemberg. Era uma proposta para dirigir a Gazeta AM. A equipe que tinha sido contratada não estava de acordo com a proposta da empresa. A Tribuna estava bombando com uma equipe mais humilde e uma programação ousada. Era o que Café me pediu para fazer.

Neste mesmo dia, ele havia me dito que estava negociando com Jairo Maia, que ainda estava na Espírito Santo, e que Jairo pediu que eu fosse também contratato. Álvaro Moura endossou. Café topou e eu também. Mais uma vez a gente teve que se superar, tirar a audiência de primeiro lugar da Tribuna AM…a Tribuna caiu e a Gazeta emplacou o Ibope pela primeira vez.

Jairo veio e de quebra trouxe Luiz Carlos Peixoto para Gazeta. Pedi que trouxessem o quase desconhecido Aloísio Ovelha. Ele veio. Estava se formando um dos melhores times de apresentadores do rádio capixaba.

Sem falsa modéstia e interpelação

Sempre que eu assumia, irresponsavelmente ou não, tinha mania de ir ao microfone e dizer que esta rádio seria campeã de Ibope em tantos meses, inclusive pedindo lincença às co-irmãs para tal.

Quando eu falei isso na Gazeta, Cariê ouviu e quando encontrou comigo no corredor, falou: Voce é doido em falar isso no microfone? Eu disse: vamos ser sim, o senhor vai ver. E seis meses depois, a Gazeta AM assumia o primeiro lugar do Ibope. Daí a rádio ficou todos esses anos em primeiro lugar, só caiu uma vez, mas levantamos no Ibope seguinte. Uma história mais para frente.

A empresa Gazeta sempre foi muito organizada e tudo fluía bem. Aurelice Aguiar, uma recém-formada em Jornalismo, junto com Luciane Costa, tomavam conta do Jornalismo da rádio. Aliás, Aurelice já cuidava da rádio FM e viria ser esposa de Café.

American Top 40

Foi nessa primeira fase de Gazeta que colocamos na Capital FM o famoso AT40, o primeiro programa inteiro que chegava atraves de CDS vindos semanalmente dos Estados Unidos. Era aos domingos à tarde, com duração de três horas. O apresentador chamava-se Shadoe Stevens. De um CD para outro, tinha a intervenção local, com comerciais e passagens. Quando entrava a próxima parte do programa, o locutor daqui dizia: "(...) vem de lá Shadoe!", e aí entrava o cara americano. Apresentava as músicas em inglês e só músicas em primeira mão. Foi impactante para os padrões de rádio de Vitória.

E esse negócio de "vem de lá Shadoe" pegou com a galera da Gazeta, principalmente com Carlinhos Benfica, Juninho Megahertz, Burura e o restante da galera. Quando um passava pelo outro no corredor, soltava essa saudação.

Burura e Bibinho, quando mudaram para Los Angeles, a primeira coisa que fizeram foi visitar Shadoe Stevens nos estúdios do American Top 40. Guardo um programa inteiro de quatro CDs com muito carinho.

Primeira corrida transmitida no Estado

Pedi para a Gazeta AM ter uma de externa tipo o Águia da Colina lá atrás. Um carro fiat, pintado de tiras azuis e brancas. Chamávamos esse carro de Zebra, a zebrinha da cidade - em contrapartida ao Águia da Colina, da Capixaba, modéstia à parte, criado com minha participação!

Fórmula Chevlolet

Vitória (aqui é o lugar do "já teve") recebia o circuito de Fórmula de rua, da Ford ou Chevrolet. Eu e Jorge Felix, do esporte, resolvemos fazer uns flashes da pista montada na Navegantes. Recordo que Rubinho Barrichelo estreava. O que aconteceu? Transmitimos toda a corrida. Jorge entrevistou todos os pilotos. Usamos o carro zebra, que desfilava na pista antes da corrida começar. Era a minha despedida. Estava indo para os Estados Unidos com a familia.

Deixava uma equipe e uma programação azeitada na Gazeta AM. Fui a contragosto de Café, que queria que eu continuasse, pois tudo estava dando certo. Ia feliz, pois até Jose Henrique Pinto a gente conseguiu que fosse contratado. Era operador exclusivo de Jairo Maia. Também deixamos Wagner Martins como operador e locutor no fim de tarde, fazendo um bom sertanejo. Hoje é um veterano cinegrafista, dos bons.

Próxima semana: Eu Sou Uma Longa História, Capítulo XIII.

PARABÓLICAS

Lembro de Eduardo Santos (Dudu) começando no rádio como repórter esportivo. Faz tempo! Hoje Dudu é um dos baluartes da TV no ES.

Pensava outro dia. Não existe hoje qualquer locutora animadora como foi Ana Paula no rádio do Espírito Santo.

O Twitter do Elon Musk já mudou seu logotipo. Agora é um X. Levei um susto quando vi semana passada.

Já é hora de os sites governamentais continuarem ativos nos fins de semana. Alegam o quê? Governo parado? O Governo não para!

ACESSE JRMIGNONE/YOUTUBE (VERSÕES)
Bread - Make It With You - YouTube

MENSAGEM FINAL
"A opinião pública é uma amante ocasional: procura-se agradá-la sem ter por ela nenhuma consideração". Julies Petit-Senn

Veja mais notícias sobre Colunas.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Domingo, 28 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/