Sábado, 18 Mai 2024

Gestão compartilhada

Nesta sexta-feira (20), o prefeito Luciano Rezende (PPS) pôs em prática a segunda edição do Gabinete Online. A iniciativa de usar as redes sociais para envolver a população nos problemas da cidade é bem-vinda. 
 
Na correria do dia a dia, muitas vezes, os compromissos profissionais e a própria dificuldade de locomoção (olha a mobilidade aí) impedem que o cidadão tenha uma participação mais efetivas nos fóruns presenciais.
 
Promover essa discussão virtualmente é uma alternativa moderna, funcional e eficiente para fortalecer este canal democrático de interlocução entre poder público e população. 
 
Mobilidade urbana, problema que afeta diretamente todos moradores da cidade, é o tema que dá sequencia ao Gabinete Online realizado no final de agosto. No debate de estreia da ferramenta (HangOut, do Google), Luciano abordou junto com outros especialistas o tema “Governança democrática”. 
 
A iniciativa, devido à sua incipiência, ainda “não pegou”. Não deu tempo. Mas, aos poucos, a população deve se apropriar com mais propriedade dessa nova ferramenta para dar seus “palpites” na administração. 
 
A experiência desta sexta, que abordou um tema muito presente no dia a dia da população, confirmou que a ideia é positiva. As primeiras participações postadas na página do Gabinete Online mostram que a população tem muito a contribuir.
 
Os internautas fazem queixas, apontam problemas, mas também apresentam soluções. Um dos cidadãos pede mais ciclovias e ciclofaixas; outro reclama da qualidade do transporte público e cobra melhorias; áreas exclusivas de embarque e desembarque em locais de grande movimentação é a sugestão de outro internauta. E por aí vai...
 
É claro que a responsabilidade do prefeito aumenta quando ele decide abrir a gestão. A partir do momento em que ele provoca a discussão, a demanda ganha forma e força, e automaticamente se cria uma expectativa nos “novos cogestores” da cidade, que vão passar a cobrar mais efetivamente do prefeito.
 
Luciano, que antes mesmo de assumir a prefeitura já havia acertado com os Gabinetes Itinerantes (que serão mantidos), inaugura um novo canal de interlocução com os moradores de Vitória. 
 
Se essa era a proposta, o convite está lançado. As portas do gabinete da prefeitura foram abertas para a população. Nada mais justo. Afinal, a maior interessada em construir uma cidade melhor para se viver não poderia ficar de fora do governo.

Veja mais notícias sobre Colunas.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sábado, 18 Mai 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/