segunda-feira, junho 23, 2025
22.9 C
Vitória
segunda-feira, junho 23, 2025
segunda-feira, junho 23, 2025

Leia Também:

Negociando

O PDT capixaba sob o comando de Sérgio Vidigal parece ter um vasto leque de escolhas para 2014, como mostrou na edição desta segunda-feira (26) em A Tribuna. Mas é preciso analisar muito bem qual caminho seguir no próximo ano, a partir do comportamento das lideranças que podem compor aliança com o partido para que não saia com pouco espaço. 
 
Um caminho que parece ser bem interessante para Vidigal é a parceria com o senador Ricardo Ferraço, caso o peemedebista venha a disputar o governo do Estado. Vidigal tem uma amizade antiga com o senador, desde que Ricardo presidiu a Assembleia Legislativa e ajudou a estruturar a primeira campanha de Vidigal à prefeitura da Serra. 
 
Amizade e parceria que nunca se apagaram. É só lembrar que o partido estava fechado com Ferraço em 2010, antes de o peemedebista ter sido catapultado da sucessão ao Palácio Anchieta.
 
O senador Magno Malta (PR) é outro grande aliado do ex-prefeito da Serra. Tanto que no ano passado se indispôs com o próprio partido, que compôs com Audifax Barcelos (PSB) para continuar no palanque de Vidigal. A questão é que Malta se coloca como candidato de oposição tanto ao grupo de Renato Casagrande quanto o de Ricardo Ferraço. O isolamento de Malta dificulta uma aproximação entre PDT e PR, pois o partido de Vidigal, conforme orientação da nacional, precisa cumprir uma meta alta para a eleição proporcional. 
 
O palanque de Casagrande, que parece estar de braços abertos para receber a todos, seria um caminho natural e seguro para Vidigal. Casagrande já foi secretário de Meio Ambiente da Serra na gestão do pedetista e, haveria uma dívida de gratidão do Palácio Anchieta por Vidigal ter mantido o partido na base, mesmo depois do jogo zerado em 2010, o que permitiu a continuidade do projeto com o PT para compor a vice.
 
O grande problema de Vidigal estar no palanque de Casagrande em 2010 é novamente Audifax Barcelos, que certamente não deixará espaço para o pedetista no palanque do governador. Com o novo embate entre Vidigal e Audifax pela prefeitura da Serra já tem dada e local marcados, a parceria de PDT e PSB em 2014 fica aparentemente impossível. 
 
Fragmentos:
 
1 – Quem vê as declarações do senador Ricardo Ferraço (PMDB) nos jornais desse fim de semana, pensa que ele é algum tipo de super-herói capixaba no Congresso Nacional. 
 
2 – Até quando essa onda na qual ele está surfando com uma superexposição na mídia nacional vai durar, não se sabe, mas enquanto estiver na crista, ele vai aproveitando. 
 
3 – A disputa pela vaga do conselheiro Marcos Madureira no Tribunal de Contas do Estado promete esquentar nos próximos dias na Assembleia Legislativa.

Mais Lidas