O governador Renato Casagrande está numa saia justa muito grande em relação à disputa presidencial. Quer emplacar no Estado um palanque neutro em relação à disputa nacional, diante da decisão do PSB em lançar o nome do governador de Pernambuco Eduardo Campos como candidato para concorrer com a presidente Dilma Rousseff.
Casagrande quer manter a aliança como PMDB e PT, mas pela afinidade partidária não quer romper com o pernambucano. Sua solução foi tentar implantar um palanque neutro, no qual não subiria nem Campos, nem Dilma. O governador do Estado não é o único no Brasil que tenta se equilibrar em cima do muro.
No Rio de Janeiro, por exemplo, a candidatura de Lindbergh Faria (PT) ao governo pode ter o deputado federal socialista Romário como vice. Neste caso, o petista defende palanque duplo, que abrigaria Dilma e Campos. Por lá também as costuras encontram muita dificuldade para se consolidar.
Campos está focado neste momento em construir um programa de governo em conjunto com a ex-senadora Marina Silva e a conversa sobre o posicionamento dos governadores vai ficar para o próximo ano. O problema é que enquanto essas questões não são resolvidas, as brechas são abertas.
Aí entra em cena a força oportunista do PMDB. O partido não tem um projeto de poder para chamar de seu, mas está sempre ao lado dele. E quando uma oportunidade aparece, eles não perdem. Isso vem acontecendo no Espírito Santo e no Rio de Janeiro.
Aqui, mesmo com o governador Renato Casagrande relutando em assumir uma posição, os peemedebistas já correram para o vice-presidente Michel Temer dizer que Casagrande estava abraçado com Campos, para justificar sua candidatura própria. No Rio, o governador Sérgio Cabral, aproveita as inconsistências no palanque petista para atropelar as conversas com a candidatura do vice-governador Luiz Fernando Pezão.
As pesquisas eleitorais, que apontam a vitória da presidente Dilma Rousseff no primeiro turno, podem mudar essa história e ajudar na definição dos palanques estaduais.
Fragmentos:
1 – O senador João Capiberibe (PSB-AP) lança nesta sexta-feira (25) lança em Vitória o livro, “Florestas do meu exílio”. A noite de autógrafos será a partir das 18 horas, na Logos Livraria, no Shopping Norte-Sul, em Jardim Camburi.
2 – Na próxima quarta-feira (30) o delegado de Delitos no Trânsito Fabiano Contarato, cotado para disputa ao Senado em 2014 pelo PR, vai a Brasília conhecer a Executiva Nacional do partido.
3 – Pelo jeito quem mais quer a candidatura do ex-governador Paulo Hartung ao governo do Estado em 2014 é Paulo Hartung.