terça-feira, julho 8, 2025
20.9 C
Vitória
terça-feira, julho 8, 2025
terça-feira, julho 8, 2025

Leia Também:

Novo comando

Para entender o momento em que vive o país, a melhor imagem é de um navio sem chance de enxergar a terra. É a melhor definição para o atual destino da classe política brasileira. Como traçar a rota para conseguir alcança-lá? O caminho é buscar interlocução com a população e ir para as redes sociais, pois é lá que as mudanças irão se consolidar. Após o quinto protesto que ganhou as ruas do Estado, o governador Renato Casagrande parece ter enfim compreendido essa nova realidade, assim como já faz há algum tempo o prefeito de Vitória, Luciano Rezende (PPS), que desde antes de sua posse se reúne sistematicamente com a população nos bairros da Capital. Outros deverão trilhar o mesmo caminho, mas todos no papel de coadjuvante, pois a política mudou, quem dá o comando agora é o povo. A reeleição de Casagrande, inevitavelmente, está atrelada a esse contexto atual. A relação que o governador estabelecerá com as ruas e as reivindicações que delas ecoam decidirão seu destino político.
 
Alterou
Os movimento das ruas interferem ainda naquele quadro em que Casagrande seguia com o propósito de manter uma coligação com o PMDB e o PT. Aliás, o próprio ex-governador Paulo Hartung faz movimentos de extrair dele o PMDB. 
 
Alterou II
Por segurança, Casagrande partiu para a conquista de pequenos e alguns médios partidos. Entre eles o PPS, de Luciano Rezende. Está se dando bem. 
 
Antiga
No município da Serra, onde o atual prefeito Audifax Barcelos (PSB) deu uma surra eleitoral no ex-prefeito Sérgio Vidigal (PDT), a disputa eleitoral entre os dois permanece. 
 
Revanche
Vidigal constrói meios de uma futura revanche nas eleições municipais, passando pela disputa de 2014, quando entrará no páreo por uma cadeira na Câmara dos Deputados, já como meio de se fortalecer para 2016.

Esperteza

Não deixa de ser um processo ousado. Em 2014 Audifax não disputará, dando chances a Vidigal de ser o deputado federal mais votado. O adversário que aparece em sondagens internas como principal competidor é o deputado estadual e atual secretário de Esportes do governo, Vandinho Leite (de saída do PR).
 
Esperteza II
Ele fica pouco abaixo de Vidigal. Só que Vidigal teria alta rejeição, que influencia na disputa entre o ex-prefeito e Vandinho. Já Audifax é visto com ótimo desempenho, mas embora com essa alta taxa de popularidade, Vandinho perdendo para Vidigal, a conta vai para a conta-corrente do prefeito. 
 
Mudinho
O ex-deputado estadual Lucio Merçon, enterrado neste sábado (29), foi um dos políticos conservadores mais respeitados nos Estado. Entrou na política ainda jovem, pouco mais de 20 anos, e marcou sua passagem pela Assembleia como um político arguto e ouvido: o Mudinho. Falava pouco, mas era sempre ouvido.
 
Lamento
A coluna associa-se à dor do deputado estadual Marcelo Santos (PMDB) e de sua família pela perda do seu filho Alexandre Alfredo Pereira Coutinho Santos.
 
PENSAMENTO:
“A presunção pode ser uma tirania para a natureza escondida”. Norman Mailer

Mais Lidas