quarta-feira, junho 18, 2025
18.9 C
Vitória
quarta-feira, junho 18, 2025
quarta-feira, junho 18, 2025

Leia Também:

Perderam obonde

As mobilizações populares que elegeram o pedágio da Terceira Ponte como símbolo começaram em junho deste ano. De lá pra cá, muita água rolou: a maioria dos protestos terminou na praça do pedágio, foi votado o projeto de decreto legislativo do deputado estadual Euclério Sampaio (PDT) e autorizada a realização de auditoria no contrato de concessão. O valor da cobrança também foi reduzido temporariamente pela Justiça. Apesar de ser um tema que envolve diretamente Vila Velha, de onde partiram muitos manifestantes, não se viu nesses meses a atuação dos vereadores do município. Apenas algumas falas eventuais. A primeira delas em maio deste ano, antes dos protestos, quando já havia a sugestão de realizar audiência pública com a Rodosol e a Agência Reguladora de Saneamento Básico e de Infraestrutura Viária do Espírito Santo (Arsi). Mas passou junho, o povo foi às ruas, e nada. Veio julho, o povo continuou nas ruas, e nada. Em agosto, já com a história fria, os vereadores resolvem retomar o assunto e o líder do Executivo na Câmara, Joel Rangel (PSB), marcou audiência pública para esta quinta-feira (29), segundo ele, com o objetivo de “esclarecer dúvidas”. A essa altura do campeonato, convenhamos, soa um tanto oportunista e sem propósito. 
 
Caça aos votos
O governador Renato Casagrande não para. Está só fazendo graça no interior. Desta vez, entregou a 45 municípios, 67 equipamentos para manutenção das estradas rurais. Investimento de R$ 15 milhões.
 
Custou caro
Este assunto, aliás, rendeu pano pra manga no Facebook do governador. É que ao anunciar o oba-oba acima, o responsável pela página, que posta os textos como se fosse Casagrande, mas não é – óbvio! -, trocou as bolas e disse que ele é engenheiro agrônomo, e não florestal. Em seguida, pediu desculpas pelo deslize. Era a “deixa” que faltava para o governador ser cobrado por não pedir desculpas aos manifestantes e aos capixabas.
 
Risco
Se a deputada federal Rose de Freitas (PMDB) for esperar a decisão do ex-governador e correligionário Paulo Hartung sobre a eleição de 2014, ficará na mão. Ela que não se adiante, não…
 
Ausência
Dois deputados federais pelo Estado estão na lista do Congresso em Foco que indica os 50 parlamentares que registraram presença mas não votaram a cassação do deputado preso Natan Donadon, na polêmica sessão dessa quarta-feira (28). Nomes: Iriny Lopes (PT) e Paulo Foletto (PSB). Condenado a 13 anos de prisão, faltaram 24 votos para ele ter o mandato cassado. Resultado é um tiro no pé da Câmara.
 
Quem procura…
Mais problemas à vista para o prefeito de Cariacica, Juninho (PPS). Vereadores do município iniciaram nesta quinta-feira (29) inspeções em órgãos da prefeitura. Se o trabalho for sério mesmo, já viu. 
 
Bola fora
Essa da Ceturb de retirar as lojinhas independentes dos terminais de ônibus, sinceramente…“belo” jeito de ganhar mais dinheiro. Tira de quem precisa, aumenta o preço dos produtos, e sobra para os usuários do sistema, mais uma vez. 
 
Raio-x
O tão esperado inventário da poluição do ar, que o governo do Estado já prometeu há muito tempo e não divulgou, foi apresentado ao Conselho Estadual de Meio Ambiente (Consema) em reunião nesta quinta-feira (29). Mas a população ainda não pode ter acesso ao documento – se é que vai ter. Conselheiros da sociedade civil garantem que não descansarão enquanto o inventário não for para consulta pública. O governo, é claro, resiste. 
 
140 toques
“Luto federal: Câmara salva deputado condenado por roubo e se suicida…” (Deputado federal César Colnago – PSDB – no Twitter).
 
PENSAMENTO:
“Discursos medidos pela hora morrem pela hora”. Thomas Jefferson

Mais Lidas