Terça, 30 Abril 2024

Recomposição partidária

A fragilidade do processo de unanimidade política no Estado se mostra cada vez mais evidente, mesmo com a proximidade de partidos que em 2010 estiveram fora do eixo governista. A ideia de que o senador Magno Malta (PR) pode construir um palanque de oposição ao governador Renato Casagrande (PSB) causou uma grande movimentação no mercado político.



Mesmo com um discurso conservador que vai na contramão das recentes conquistas das minorias, parte do eleitorado prefere a candidatura de Malta a correr o risco de ter uma eleição só com o palanque palaciano. Não se trata de trocar um sistema de unanimidade por outro, mas permitir que haja disputa eleitoral, o que efetivamente não se vê no Estado há mais de uma década, pu seja, desde que Paulo Hartung assumiu o governo e impôs o modelo da unanimidade. 



Pressionados pelo sistema de unanimidade, os partidos e as lideranças que dele fazem parte querem desestimular o senador de entrar na disputa, usando como argumento suas candidaturas na proporcional. Chama a atenção que o esperneio vem de deputados do próprio PR, algo que beira à irracionalidade, já que o maior anseio de qualquer partido é justamente disputar o governo, cargo de maior expressão em nível estadual.



Uma estratégia que partidariamente é complicada e do ponto de vista do cenário do Estado para o próximo ano também não dá para entender. O surgimento de um outro palanque majoritário poderia fortalecer as disputas proporcionais, mas os republicanos e os outros partidos de seu campo de alianças preferem se acotovelar por um espaço no saturado palanque socialista.



Seja pelo primeiro ponto ou pelo segundo, a estratégia nasce errada, já que os republicanos devem conhecer bem o senador e sabem que se querem desestimulá-lo a disputar a eleição para o governo do Estado, o caminho não é a pressão. O grupo do ex-governador Paulo Hartung tentou isso em 2010 para sacar Malta do páreo ao Senado. Deu no que deu.

Veja mais notícias sobre Colunas.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Terça, 30 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/