Quinta, 25 Abril 2024

Relógio de Parede

 

Na semana que passou a nadadora americana Diana Nayd tentou, pela quarta vez, atravessar a nado a distância de 168 km que separa Cuba dos Estados Unidos. Uma aventura de causar inveja a qualquer um dos deuses do Olimpo, principalmente levando-se em consideração a idade da nadadora, 62 anos.
 
O que move os seres humanos a enfrentar os obstáculos é a necessidade de desafiar o tempo. Provar a si mesmo que é capaz de superar as limitações do corpo e enfrentar aventuras sobre humanas. Provar que a ação do tempo nem deve, necessariamente,  destruir o corpo e o espírito.
 
Há muito que as crianças sonham com a máquina do tempo, capaz de levá-las ao futuro, e há muito que os adultos sonham com a fonte da juventude, capaz de mantê-los jovens para sempre. Hollywwod tem uma coleção enorme de bons filmes que abordam o tema, como “Em algum Lugar do Passado”; “De Volta Para o Futuro” entre tantos outros. Para mim, o melhor de todos é “Blade Runner - O Caçador de Andróides”.
 
A busca insana dos andróides pelo prolongamento de suas vidas representa a nossa própria busca. De concreto mesmo, o mais próximo que chegamos de um aparelho capaz de nos manter jovens ou nos transportar no tempo é a máquina fotográfica. Esse caprichoso objeto, que com o passar do tempo nos eterniza, expõe nossos antigos segredos, a alegria e a beleza que escondemos em algum canto, atrás de um antigo porta-retratos. 
 
Com o tempo elas, as fotografias, passam a nos desafiar; algumas vezes é possível perceber um sarcástico sorriso no canto da boca. Como dizia o poeta Mário Quintana: “O mais impressionante nas fotografias é que elas se tornam mais jovens a cada ano”.
 
 
A imagem da semana é The Flatiron, de 1905, do fotógrafo do Luxemburgo Edward Steichen (1879-1973).
 




Glauco Frizzera é fotógrafo, com mestrado em Fotografia pela Barry University. Mestrando em Business and Administration, e vencedor do prestigiado premio Photoshop Guru Award. Visite o site www.glaucofrizzera.com. Para entrar em contato com a coluna, envie email para:

Veja mais notícias sobre Colunas.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quinta, 25 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/