Sexta, 26 Abril 2024

Sacode a poeira

 

O povo quer saber: quando o Tribunal de Contas do Estado (TCE) vai tirar das gavetas fundas e escuras do órgão os processos de prestações de contas que a área técnica apontou para rejeição, envolvendo ex-presidentes da Assembleia Legislativa e ex-chefes do Ministério Público do Estado (MPES)? As informações que correm nos bastidores é que os casos são das gestões do atual prefeito de Linhares Guerino Zanon (PMDB), do deputado federal César Colnago (PSDB) e dos deputados estaduais Cláudio Vereza (PT) e Elcio Alvares (DEM). Em situação semelhante estariam José Paulo Calmon Nogueira da Gama – que inclusive virou desembargador sem esbarrar nesse abacaxi - e a procuradora de Justiça Catarina Cecin Gazele. Não é de hoje que o Tribunal tem como marca registrada guardar e soltar processos de acordo com a conveniência. Mas até quando? Com a palavra, Sebastião Carlos Ranna (foto). 
 
Sacode a poeira II
Estamos falando de ano e mais anos. Vereza esteve à frente da Casa nos anos de 2003 e 2004. Depois vieram na sequência Colnago, Zanon e Elcio Alvares. Já no MPES, também põe tempo nisso. Calmon assumiu a procuradoria geral em 2004 e ficou até 2006, quando entrou Catarina. Estamos quase em 2013, né?
 
Não vinga
Ao contrário do que imaginavam militantes do PT, parece remota a possibilidade de o deputado estadual Roberto Carlos assumir a chefia da Casa Civil, hoje ocupada pelo homem de confiança do governador Renato Casagrande, Luiz Ciciliotti. 
 
Não vinga II
Havia um entendimento de que Ciciliotti poderia ser remanejado e a mudança acabar com as queixas que vez ou outra surgem no Legislativo em relação ao governo. Mas a ascensão de Roberto Carlos seria considerada privilégio, não agradando aos demais deputados, que ainda garantem: têm livre acesso a Ciciliotti.
 
Impasse
Já em relação ao suplente de deputado estadual Esmael Almeida (PMDB), o governado de fato tem preocupação em encontrar uma solução para ele, diante do retorno de Rodrigo Coelho (PT) à Assembleia. Mas não o pessoal do PMDB. Por um motivo simples: Esmael elegeu o filho Davi Esmael vereador de Vitória, pelo PSB. 
 
Como fica?
O prefeito eleito de Vila Velha, Rodney Miranda (DEM), pode estar diante de seu primeiro problema. Não é de hoje que os meios políticos comentam da intenção do demista de fazer Anselmo Tozi seu secretário de Saúde. Mas esta é a área de atuação do seu vice, Rafael Favato (PRB), que é médico e poderia acumular a pasta. Promete.  
 
Momentos finais
Começam a surgir sinais de que a reeleição de Lelo Coimbra à presidência regional do PMDB será o último movimento do grupo do ex-governador Paulo Hartung dentro do partido. Pedido de desfiliação do ex-vereador e advogado Stan Stein, ligadíssimo a Hartung, é um indicativo forte disso. 
 
Engasgados
Mais cenas da primeira audiência pública realizada pelo prefeito eleito de Vitória, Luciano Rezende (PPS), em Jardim Camburi. Os moradores estavam com tanta necessidade de falar e abrir um canal direto de interlocução com o Executivo, que Lenise Loureiro, braço direito de Luciano, teve dificuldades de controlar o tempo destinado a cada participante, de dois minutos. Precisava insistir, insistir e insistir. Mas sem atritos. 
 
Ampliou
Luciano, aliás, irá realizar mais uma audiência do total inicialmente previsto. A equipe do prefeito eleito detectou que a regional que engloba os bairros Jardim da Penha, Bairro República, Mata da Praia e Goiabeiras precisaria ser separada. Os três primeiros têm demandas totalmente distintas do último, portanto, foi criada a 9ª regional, somente com Goiabeiras. Faz sentido. 
 
140 toques
“O relatório final da CPMI do Cachoeira é o avesso do avesso do avesso quando pretende intimidar a imprensa investigativa e Ministério Público”. (Senador Ricardo Ferraço – PMDB – no Twitter). Nota da coluna: só isso a dizer, senador?
 
PENSAMENTO:
“O Governo do Estado moderno é apenas um comitê para gerir os negócios comuns de toda a burguesia”. Karl Marx 

Veja mais notícias sobre Colunas.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sábado, 27 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/