Segunda, 29 Abril 2024

Sai-não-sai

Pela terceira ou quarta vez os jornais trazem manchetes avisando que o secretário de Esportes do Estado, Vandinho Leite, e o deputado estadual Glauber Coelho vão deixar o PR.



Fica a impressão de que há uma tentativa de se prolongar a crise no partido, com a intenção de enfraquecer a possível candidatura do senador Magno Malta ao governo do Estado no próximo ano.



Malta já abriu as portas para que os insatisfeitos deixem o partido. Alguns recuaram, mas ao destacar o sai-não-sai de Vandinho e Glauber, se evidencia duas figuras que terão peso político na disputa proporcional, já que o primeiro é candidato a deputado federal e o segundo à reeleição.



Existem outras questões envolvidas nessa procrastinação em deixar o partido, porque a Mobilização Democrática (MD), considerada a saída segura para evitar problemas de fidelidade, não está com a porta aberta. Mas se existe a palavra do senador de que não vai causar problemas para os insatisfeitos, será mesmo que tantos anos de convivência dos republicanos com ele deixam essa desconfiança de que ele não cumprirá o acordado?



Magno vem deixando claro para os interlocutores que sua preocupação é que os insatisfeito deixem mesmo o partido, para que os que permanecerem apoiem sua candidatura ao governo. Por isso mesmo é que essa movimentação de manter viva na mídia a insatisfação dos republicanos serve para dar sobrevida à pressão sobre Malta.



Mas ao que parece, o senador não está se abalando com a manobra dos ex-companheiros. Malta tem uma ideia na cabeça, de que sua popularidade garantiria seu desempenho no processo. É claro que ninguém ganha campanha sem apoio, mas sua capacidade de criar lideranças políticas já é conhecida. Muitos dos que hoje estão deixando o partido alcançaram seus postos graças à atuação do senador. Se ele é um bom candidato ao governo, isso é com o eleitor, mas que nas movimentações políticas ele sabe driblar os cercos palacianos, nisso ele já mostrou que é bom.



Fragmentos:



1 – O novo painel da Assembleia já está dando o que falar. O deputado José Esmeraldo (PR) usou o equipamento na sessão dessa segunda-feira (6) para ilustrar sua fala sobre a dengue. Mas se irritou com a demora na apresentação das imagens.



2 – O vereador Duda da Barra parece estar buscando uma forma de capitalizar em visibilidade com a crise do PR. Ele dispensa os emissários na hora de repassar por email as notinhas de jornal sobre sua possível saída de partido.



3 – O plenário da Assembleia estava vazio nessa segunda-feira (6). Será que foi a ventania que levou alguns deputados ou foi o desinteresse pelos assuntos tratados na tribuna popular mesmo?

Veja mais notícias sobre Colunas.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Segunda, 29 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/