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Se minha camiseta falasse

Deixe as joias, leve apenas as camisetas

Na caminhada matinal de hoje, passei por 15 camisetas comemorando aniversários: “Feliz 90 anos, Ramos!” Gêmeas no carrinho: “Dois anos, dois carinhos!” O mundo precisa saber que estamos felizes ou discordamos de alguma coisa e a camiseta é o melhor meio para divulgar. Na camiseta dele: Ela disse sim!” Na camiseta dela: Até que enfim!” Caras ou baratas, brancas ou de todas as cores, de algodão ou de seda, quem não tem pelo menos uma enfurnada na gaveta? Ou muitas? Se minha camiseta falasse…disse o tímido.

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Na camiseta dele: Sinto muito, mas acabou. Foi bom enquanto durou, mas parti pra outra. Pequei algumas vezes, admito, não me queira mal por isso. Se a gente se encontrar por aí, finja que não me conhece. Melhor acabar de uma vez do que sofrer todo dia. Peço devolver o relógio Cartier e o anel de noivado, estou precisando urgente. Prometo sentir saudades. Na camiseta dela: Já vai tarde! O relógio vendi pra pagar sua conta no Netflix, o anel era falso, joguei no lixo.

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A camiseta é uma peça tão essencial nas nossas gavetas que nem imaginamos um tempo sem elas. E poderiam até mudar a história. Ao fugir de Esparta com Helena, Paris teria recomendado, Deixe as joias, leve apenas as camisetas. Menelau, o marido traído, não provocou uma guerra para recuperar a esposa fujona, que mulheres bonitas nunca faltam para um rei. O problema foi que ela levou as camisetas dele, por engano. Naqueles idos, quando a humanidade ainda não tinha inventado a malha e a máquina overlock, as camisetas eram mais valiosas que as jóias da coroa.

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Tal como a calça jeans, a camiseta também teve um início modesto. Começou como “roupa de baixo” de uniformes dos marinheiros. Durante a segunda guerra, a então poderosa loja Sears começou a vender camisetas para o público como ‘roupa estilo militar’ – “Você não precisa ser um soldado para ter sua própria camiseta”. Associadas com masculinidade e heroísmo, as camisetas subiram ao pódio, e dali nunca mais desceram.

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O cinema, como sempre, criou o mito. Marlon Brando, em ‘Um bonde chamado desejo’, e James Dean, em ‘Rebelde sem causa’, transformaram a singela vestimenta de malha em símbolo de rebeldia e individualidade. Eram, porém, brancas. A primeira camiseta colorida – verde – apareceu numa versão gráfica de “O mágico de Oz’. Foram precisos mais 40 anos para as camisetas coloridas entrarem na moda. E não demorou muito para se tornarem um eficiente meio de comunicação.

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Camiseta do político 1: Vote em mim, o outro é ladrão. Camiseta do politico 2: Vote em mim, o outro também é. Costumava-se dizer que o papel aceita tudo. As camisetas também, e são mais rapidas e eficientes para transmitir mensagens, sejam de guerra ou paz, de amor ou ódio, preferências e tendências, nacionalismo e preconceito. Camiseta do patrão: Nossa empresa engrandece o funcionário. Camiseta do funcionário: Nosso salário diminui o patrão.

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