Segunda, 29 Abril 2024

Vai entender

 

Esquisito esse comportamento do povo do PR no Estado. Ao invés de ficar satisfeito com a possibilidade de ter uma candidatura ao governo do Estado, servindo de guarda-chuva às demais, quer convencer o senador Magno Malta a não entrar no páreo. Depois dos discursos ecoados na imprensa por políticos do partido, todos defendendo a permanência na base do governador Renato Casagrande, o deputado estadual Gilsinho Lopes foi ainda mais além e manifestou tal posição em encontro pessoal com Magno. Pelo que se sabe, foi o único que chegou a tanto. Já os outros, que anunciaram saída em bloco, como se fossem causar um efeito desastroso à intenção do senador, começam a emitir sinais de recuo. Principalmente, quem se acostumou a ganhar eleição nas costas de Magno. A verdade é que embora logo de cara tenham entrado no jogo para advogar em favor de Casagrande, a vida de alguns republicanos pode não ser tão fácil assim fora da sigla. São muitos os interesses que precisam ser acomodados para 2014, e não há espaços sobrando. Para não correr o risco de meter os pés pelas mãos, em nome de um projeto que nem do PR é, talvez seja a hora de respirar e contar até 10, 20, 30, 40... 
 
Pressão
A reação de alguns socialistas ao presidente regional do PSB no Estado, Macaciel Breda, é vista como choro de quem teme perder espaço para ele numa disputa à Assembleia Legislativa. Liderança forte do partido e responsável pelas articulações das últimas eleições municipais, que renderam ao PSB um bom número de prefeitos, Macaciel é considerado um quadro em potencial para ser eleito.
 
Pressão II
As queixas têm a intenção de fazer Macaciel recuar de seu projeto. Desta forma, os demais interessados em uma vaga na Assembleia poderiam ir atrás dos novos prefeitos, tendo reforço para chegar à Casa. Com o presidente regional do PSB na disputa, é ele que leva os apoios. 
 
Crise
A prefeitura de São Mateus e a Estrutural Construtora e Incorporadora Ldta. vivem um momento difícil na relação. Mais um contrato foi rescindido entre as partes, e de forma unilateral, pela administração de Amadeu Boroto (PSB). Desta vez, referente às obras para construção de unidades habitacionais e equipamentos comunitários no Bairro Vitória. Parece que a empresa de Braulino Silveira, primo do ex-governador Paulo Hartung (PMDB), não teria executado os serviços direito. 
 
Demorou
Depois de muita protelação, a auditoria extraordinária nas leis estaduais que permitiram a doação do terreno que abriga hoje a Prysmian, em São Torquato, Vila Velha, entrou na pauta do Tribunal de Contas do Estado (TCE), para a sessão da próxima terça-feira (23). A auditoria foi iniciada em 2004, a pedido do então procurador-chefe de Contas, Ananias Ribeiro de Oliveira. 
 
Demorou II
Sob investigação estão os procedimentos adotados pelas gestões de José Ignácio e Paulo Hartung, para a cessão do terreno com 31 mil metros quadrados na área conhecida como Ilha dos Camboins, incluindo um conjunto de benfeitorias em uma área aproximada de 9.040 metros quadrados. Mesmo sem constar como dona da área, a Prysmian teve acesso a isenções fiscais e contou com a condescendência dos órgãos ambientais. A operação em torno do projeto envolveu também a Cotia Trading.
 
Fez coro
O cineasta capixaba Gustavo Moraes (foto ao lado) levanta nas redes sociais questionamentos sobre o investimento de R$ 800 mil do
governo do Estado, via Instituto Sincades, ao filme Open Road - ou Angie, de Márcio Garcia, em cartaz nos cinemas brasileiros. Veja os detalhes nas próximas notas, são palavras de quem entende.
 
Fez coro II
Embora a justificativa de tal investimento tenha sido divulgar o turismo do Estado, Moraes aponta que em 80 minutos de filme, apenas dois são de uma montagem de imagens rápidas de Vitória e Vila Velha e mais algumas poucas cenas filmadas em uma casa com piscina, que poderiam ter sido rodadas em qualquer lugar, pois pouco se vê da cidade ao fundo. 
 
Fez coro III
Para os realizadores capixabas, diz Moraes, há um edital estadual anual no valor de R$ 700 mil. E completa: o Open Road  fechou o primeiro final de semana com a mais baixa frequência dos 20 filmes mais vistos no país, 4.150 pessoas. “Acho que um pouco mais de respeito aos artistas capixabas e transparência por parte do governo do Estado na área da cultura seja bom, estimulante e necessário se quisermos de fato divulgar o Espírito Santo e a cultura produzida nele ". 
 
140 toques
“Comemoração dos 513 anos de resistência dos povos indígenas”. (Deputada federal Iriny Lopes – PT – no Twitter).
 
PENSAMENTO:
“Não tenhamos pressa, mas não percamos tempo”. José Saramago

Veja mais notícias sobre Colunas.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Terça, 30 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/