Sexta, 26 Abril 2024

Adeus a Cléber Carminati, o eterno Zocrinha

cleber_carminati Divulgação/Ufes

Um agitador cultural que se tornou um notável acadêmico e batalhador da educação e cultura. Faleceu na noite dessa sexta-feira (7) o querido professor do departamento de Comunicação Social da Ufes Cléber Carminati. Ele marcou época no movimento estudantil nos anos 80 como um dos integrantes do provocativo grupo que ficou conhecido como Balão Mágico, que promovia ações culturais e políticas na época final da ditadura militar. Conhecido como Zocrinha, Carminati participou da criação da TX, rádio pirata instalada na biblioteca da Ufes que seria embrião da criação da Rádio Universitária, ainda hoje no ar. Entrou na Ufes como professor em 1999, tendo sido chefe do Departamento de Comunicação e coordenador do curso de Cinema e Audiovisual e um dos idealizadores da TV Ufes. No vídeo abaixo ele conta um pouco dessa trajetória. Pessoa inteligente, divertida, comprometida. Deixa saudades. Obrigado por tanto, mestre!

AUDIOVISUAL

Barões do Funk Capixaba?

Estreou no YouTube do Panela Audiovisual, a websérie Barões do Funk, um webdocumentário em quatro partes que fala sobre o surgimento da cultura hip hop no Espírito Santo a partir de meados dos anos 80. Dirigido por Luiz Eduardo Neves, o primeiro capítulo pode ser visto abaixo, contando com entrevistas de grandes nomes da cena no Estado como DJ Criolo, Alex FM, L Brau, Paulo Black, Édson Sagaz, entre outros.

TERRITÓRIOS

 

Coletivo promove atividades culturais em Viana

Jefferson Pereira Franco

O ano já começa agitado no município de Viana, onde o Coletivo Cultura Bethânia realiza uma série de atividades. Haverá atividade cineclubista com o Cine Cria nos dias 11, 18 e 25 de janeiro e 1 de fevereiro no Centro de Inclusão Produtivo da Beleza (Escola de Beleza), no bairro Nova Bethânia. No dia 30 de janeiro acontece a estreia do ViaSlam, o primeiro campeonato de poesia falada do município, às 14h, no Teatro Municipal.

Outra atração será o Viana Tour, com visitas guiadas à comunidade quilombola de Araçatiba e à Banda de Congo de Piapitangui, nas manhãs dos dias 16 e 23 de janeiro. O foco das atividades é alcançar crianças, adolescentes e jovens residentes na região da Grande Bethânia, composta pelos bairros Vila Bethânia, Arlindo Vilaschi, Caxias do Sul, Soteco, Areinha, Vale do Sol, Nova Bethânia, Campo Verde e Morada de Bethânia. Mais informações no Instagram @culturabethania.

LITERATURA

Stel Miranda prepara novo livro 

O escritor e ativista de São Pedro, em Vitória, Stel Miranda, que já está na reta final para publicação de seu segundo livro, lançou um chamado para venda de um combo de seus fanzines, disponíveis em PDF. São suas primeiras obras literárias: Efeito Colateral (poesias), Aforismos em Doses Homeopáticas (aforismos e pensamentos), O Profano (poesia e prosa) e Ótica Sobre o Abismo (contos). O pacote com os quatro zines é disponibilizado por Stel Miranda pelo valor que o leitor quiser contribuir.

Autor de O Evangelho Segundo os Oprimidos (Editora Cousa, 2020), Stel lança Perdoai Nossas Ofensas, seu segundo livro, no dia 15 de janeiro. 

Outro escritor cuja segunda obra já está no prelo e deve ser lançado em breve é Maciel Cordeiro, que estreou com o ótimo Caminho para Texas e agora prepara o sugestivo Essa coisa louca chamada amor, também pela Editora Cousa.

MÚSICA

Sons do corpo em Vitória

Duas oficinas que acontecerão no Palácio da Cultura Sônia Cabra, ajudam a ampliar a percepção da exploração de sons a partir do corpo. De 17 a 20 de janeiro será ministrada a oficina Sons do Corpo, Vozes do Brasil, voltada para músicos, técnicos e agentes da área. No dia 18, acontece a oficina "Brincar de fazer som", voltada para crianças e adolescentes. Os cursos serão coordenados pelo músico, ator e arte-educador André Venegas, integrante do Barbatuques, e Kátya Teixeira, cantora, instrumentistas e pesquisadora da música popular brasileira.

CAMPANHA

Músico do Big Bat Blues Band luta por acesso a remédio

Segue pelas redes a campanha de apoio a Cláudio França, integrante do Big Bat Blues Band. Acometido por um câncer, ele luta bravamente pelo acesso a um remédio caríssimo que contribui para o combate à doença. O caso foi judicializado para que a medicina seja disponibilizada. Porém, ainda aguarda um parecer judicial, sendo que cada dia é importante na luta pela vida. Por isso, a banda, amigos e parentes estão intensificando a campanha em apoio a Claudio, pedindo doações pelo Pix 022.579.427-60 (CPF), em nome de Cláudio Roberto França Rubinger.

Veja mais notícias sobre Cultura.

Veja também:

 

Comentários: 1

Renato Pedrini em Sábado, 08 Janeiro 2022 19:55

Tive o prazer de conhecer Carminati. Pessoa amiga e de sorriso fácil. Soube dirigir, nesse plano, um belo roteiro. Deixa-nos sua alegria e é assim que vou lhe lembrar.

Tive o prazer de conhecer Carminati. Pessoa amiga e de sorriso fácil. Soube dirigir, nesse plano, um belo roteiro. Deixa-nos sua alegria e é assim que vou lhe lembrar.
Visitante
Sexta, 26 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/