Sexta, 03 Mai 2024

Análise: ???Viúvas???

Análise: ???Viúvas???

 

A morte nem sempre é o fim de tudo, muitas vezes é só o começo de novas oportunidades, ou a ponta de um problema muito maior ainda por descobrir.
 
Elena (Graciela Borges) vai ao hospital após um acidente com seu marido e lá conhece Adela (Valeria Bertuccelli), sua amante. Após pedir que a cuide, o marido falece. A partir daí a vida de Elena sofre uma reviravolta, além de cuidar de si, sem o marido, começa a ser perseguida pela amante e uma estranha relação se inicia.
 
Adela é uma jovem estudante que após a morte do amante se encontra só no mundo. Mas isso por pouco tempo. Por outro lado, a esposa ainda possui a companhia de sua amiga Esther (Rita Cortese) e de sua empregada Alfonsina (Martín Bossi), um transexual fiel ao ex-patrão que resulta sustentar boa parte do filme.
 
 
Com uma história simples e incômoda ao mesmo tempo, o filme se desenvolve tropegamente entre um combate psicológico das viúvas e a tentativa de manter o cotidiano. A falta de conflitos provoca espaços dramáticos que muitas vezes não conseguem ser superados pelos ótimos ácidos diálogos.
 
A tríplice aliança de Elena (ela-amiga-empregada) forma um núcleo cômico austero que não encontra paralelo do lado da outra protagonista.
 
O filme foca-se na ótima atuação das atrizes mas carece de artifícios simbólicos que poderiam reforçar a estrutura: o contraste etário das viúvas só encontra paralelo nas locações, mas dissolve-se numa fotografia simples e na utilização excessiva de trilhas dramáticas que aumentam os tempos mortos do roteiro. 
 
A falta de um estilo próprio leva o filme a assimilar-se com um estilo grotesco semelhante ao de Almodóvar, sobretudo pela presença do transexual que sobressai na trama, sem contudo explicar devidamente sua relação com o defunto.
 
O diretor Macos Carnevale (Elsa e Fred, 2005) segue em suas histórias intimistas, entre quatro paredes, com grande talento para os diálogos, produzindo um cinema argentino com leves toques globalizados, seja em estilo, seja em personagens que ampliam a identidade nacional.
 
Serviço
Viúvas (Viudas, Argentina, 2011, 100 minutos, 12 anos) 
 
Cine Metropolis: 16h30 e 20h50. Terça e quarta 20h50.

Veja mais notícias sobre Cultura.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 03 Mai 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/