Terça, 30 Abril 2024

Aplicativo e site apresentam vitrine para literatura do Espírito Santo

feira_livre_literalta Divulgação
Reprodução

A plataforma digital "Feira Livre Literalta" permite pesquisar livros de autores do Espírito Santo e editoras que atuam no Estado, e também saber como adquirir as obras. Os interessados já podem acessar o site oficial e o aplicativo de celular, que foi disponibilizado para download nas lojas de aplicativos nesta quinta-feira (25). Atualmente, são cerca de 1,2 mil livros e 16 editoras cadastradas.

A iniciativa é da produtora Paisagem, contando com recursos de edital da Secretaria de Estado da Cultura (Secult-ES), e faz parte do projeto da Festa Literária de Vargem Alta (Literalta), que acontece anualmente no município do sul do Estado e terá a sua terceira edição em 2024. O projeto também contemplou uma oficina sobre programação digital para alunos de uma escola pública, realizada em setembro do ano passado, além da doação de 25 livros capixabas para a Biblioteca Pública Municipal de Vargem Alta "Padre Zeferino Magnago".

O aplicativo teve um pré-lançamento no último dia 24 de novembro, na Feira Conexão Digital de Inovação – Agro, um evento do governo do Estado realizado em Vargem Alta, mas só ficou pronto, em versão beta, no início deste mês de janeiro.

O site e o aplicativo apresentam informações básicas dos livros e das editoras. Nas páginas de cada obra, há um ícone que, ao ser clicado, redireciona para o site da editora correspondente, onde é possível comprar um exemplar. Também existem as opções de curtir o livro e de compartilhar as informações em outras redes sociais e aplicativos de trocas de mensagem.

Os livros disponibilizados são de autores do Espírito Santo, tanto os que foram publicados em editoras locais quanto de outros estados. Também há obras de pessoas de fora do território capixaba, mas publicados por editoras daqui do Estado. Há publicações de diversos gêneros literários, como poesia e romance, e também obras acadêmicas, dentre outras.

"Um professor que quiser trabalhar em sala de aula um texto que conte uma história do nosso estado, seja ela de ficção ou real, terá como referência para busca o aplicativo da Literalta", afirma Sara Passabon, produtora do projeto.

As obras e as editoras foram mapeadas pela equipe do projeto a partir de buscas na internet e também de chamamentos em grupos online. A plataforma segue aberta a novos cadastros. Basta que os autores ou editoras enviem um e-mail para com o assunto "Feira Livre Literalta - EDITORA" ou "Feira Livre Literalta - AUTOR". O cadastro é gratuito e o aplicativo não cobra nenhuma taxa pelas transações comerciais.

"Nós já fizemos a 'Feira Livre Literalta' presencialmente, e identificamos que seria interessante levar esse trabalho para o ambiente digital. A gente percebeu a falta de um espaço online para conseguir encontrar os livros capixabas. Mesmo que existam as lojas virtuais de livros e as próprias editoras façam esse trabalho, centralizar as informações é uma forma de fortalecer a difusão", comenta Victorhugo Amorim, idealizador da Festa Literalta.

Divulgação

 Oficina

Como contrapartida do edital, foi realizada no dia 19 de setembro de 2023 a oficina "Desenvolvedores da Nova Geração", para alunos do segundo ano da Escola Estadual de Ensino Médio Guilherme Milaneze, da comunidade de São José de Fruteiras, em Vargem Alta. Ministrada pelo desenvolvedor Felipe Gaspar, a atividade teve como objetivo apresentar os aspectos técnicos da programação de aplicativos e sites, como questões relacionadas a plataformas, hardware, software, servidores, entre outros.

"A proposta foi de experimentar junto aos alunos, abordando questões sobre o trabalho de um desenvolvedor e sobre a história da internet. No final, os estudantes se dividiram em grupos e desenvolveram protótipos de sites que pudessem contribuir para questões locais, como comércio familiar, mas sem compromisso nenhum. Alguns grupos também decidiram experimentar outras coisas, sem se prender à realidade local", explica Victorhugo.

Veja mais notícias sobre Cultura.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Terça, 30 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/