Terça, 30 Abril 2024

Vargem Alta tem licitação para implantação do Museu do Café em imóvel histórico

galpao_Victorhugo_Amorim01 Victorhugo Amorim
Victorhugo Amorim
A Prefeitura de Vargem Alta, na região serrana, realizará, nesta quinta-feira (26), a sessão do processo licitatório para a contração de empresa para a reforma de um galpão histórico da comunidade de Departamento, no distrito de São José de Fruteiras, visando a implantação do Museu do Café. Datado da década de 1930, o imóvel não é tombado como patrimônio histórico e está em estado de abandono.

A licitação se direciona apenas ao galpão maior, mas existem outras cinco edificações menores que compõem o antigo complexo cafeeiro, numa área total de 16,2 mil metros quadrados, localizado às margens da rodovia ES-164. Parte das edificações é ocupada por moradores, e a área externa do galpão principal pela prefeitura para a fabricação de manilhas.

A reforma está orçada em pouco mais de R$ 500 mil, valor a ser coberto com verbas de emendas parlamentares. A intervenção prevê, de acordo com o edital, a revitalização dos três salões do imóvel, a partir da retirada de itens sem possibilidade de recuperação – como janelas de madeira, telhas e portões – e instalação de materiais semelhantes, junto a pintura, troca da cobertura e de revestimentos, reforço das estruturas e limpeza geral.

A intenção da Prefeitura de Vargem Alta é que o futuro Museu do Café apresente acervo histórico, exposições interativas e informações sobre o processo de produção do café e sua influência na economia local e nacional. Também está prevista a realização de atividades de degustação de café.

Segundo o trabalho de conclusão de curso da arquiteta Letícia Pin, o complexo de galpões de café da comunidade de Departamento teria iniciado suas atividades por volta de 1935, visando o depósito e beneficiamento do produto, que movimentou de forma intensa a economia do município na época. O clima frio, propício à produção cafeeira, foi um dos fatores principais para a construção no local de uma unidade do então Departamento Nacional de Café (DNC).

Letícia, que fez um projeto de requalificação da área a partir de um amplo levantamento de documentos históricos e depoimentos de pessoas da comunidade, aponta em sua pesquisa que o complexo de galpões começou a cair em desuso após a extinção do DNC, em 1946, que se transformaria no Instituto Brasileiro do Café (IBC).

Em 17 de novembro de 1975, o IBC vendeu o imóvel para o Estado do Espírito Santo, mas prosseguiu o processo de deterioração do espaço, que passou por saques de equipamentos, depredação e mau uso. Também foram feitas construções anexas no entorno, descaracterizando o conjunto arquitetônico. Atualmente, o prédio maior é utilizado por moradores como depósito de objetos pessoais.
Gabriel Assis Soares

Em 2005, a Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag) assinou um termo de concessão da área para a Prefeitura de Vargem Alta, válido até 2032, mas só agora o processo de recuperação avançou.

Em julho deste ano, o produtor cultural Victorhugo Passabon Amorim lançou um site com uma mostra fotográfica do galpão. "Boa parte do material histórico foi saqueado. Uma história de Vargem Alta, do Estado e do Brasil que tem sido deixada de lado e aos poucos é tomada pelas ações da natureza. O assoreamento de terra toma o galpão, as ações de chuva e vento destroem os telhados. A Prefeitura, entretanto, tem a intenção de restaurar o espaço e construir um museu de memória do café no local", diz o texto de apresentação.

Concessão e tombamento

No termo de concessão do complexo de galpões para a Prefeitura de Vargem Alta, o objetivo específico estabelecido foi o de instalar um Centro de Classificação e Degustação do Café, um Museu do Café e um centro de eventos relacionado ao agronegócio. Em 2011, foi feito um aditivo ao contrato de 2005 para a construção de uma quadra poliesportiva. Tanto na época da assinatura da concessão quanto na do aditivo a cidade era governada por Elieser Rabello (MDB), que desde 2021 cumpre um novo mandato como prefeito.

Victorhugo Amorim

A quadra poliesportiva nunca chegou, porém, a ser concluída, e crianças da região utilizam o local como um campo improvisado de futebol de areia. Os demais planos para o espaço também não se concretizaram até o momento, em que pese o processo licitatório em andamento.

Em 2013, uma equipe da Secretaria de Estado da Cultura (Secult-ES) realizou visita técnica no complexo de galpões e declarou em relatório que o espaço era passível de tombamento, o que dependeria da realização de inventário e comprovação da titularidade das construções. Passados dez anos, o processo de tombamento não avançou.

Como o complexo de galpões não é tombado, a Prefeitura de Vargem Alta alega que não há problemas em haver residências no entorno.  

Veja mais notícias sobre Cultura.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Terça, 30 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/