Sábado, 27 Abril 2024

Artistas capixabas declaram apoio à candidatura de João Coser

elisa_lucinda_campanha_coser_reproducao_rede_social Reprodução/Rede social

O segundo turno entre João Coser (PT) e Lorenzo Pasolini (Republicanos) vem provocando uma onda de posicionamento político de artistas. Depois de pouco se manifestarem no primeiro turno, a oposição ao projeto mais conservador levou à declarações de artistas capixabas de renome nacional como a filósofa e escritora Viviane Mosé, o cantor Rodrigo Lima, vocalista do grupo de hardcore Dead Fish e a atriz e poetisa Elisa Lucinda, que até soltou a voz para cantar o jingle do candidato. Todos gravaram vídeos em apoio a João Coser. Grupos culturais como os blocos Regional da Nair e BatuQdellas e a Frente Capixaba de Artistas e Produtores Culturais (Fcapcult) também declararam apoio coletivo à candidatura do petista.

Também tem circulado nas redes o vídeo do humorista carioca Gregório Duvivier, que declarou sua "torcida" por João Coser: "Acho que de todas as cidades do Brasil nenhuma é mais fácil de escolher um lado do que Vitória", disse se referindo às cidades que terão segundo turno. Ele classificou Pazolini como "medieval, obscurantista, negacionista" e "damarista", em referência à ministra Damares Alves. Viviane Mosé também fez vídeo prestando seu apoio a Célia Tavares (PT), que disputa o segundo turno em Cariacica com o deputado estadual Euclério Sampaio (DEM).

Festival de Cinema de Vitória começa na próxima semana

Maior evento do audiovisual no Espírito Santo, o Festival de Cinema de Vitória terá início na próxima terça-feira (24), com atividades de diversas. Na programação que vai até dia domingo (29) serão exibidos nada menos que 101 filmes divididos em 13 mostras. O evento será totalmente online, com exibições pela plataforma InnSaei.TV e pelo YouTube do festival. Haverá o tradicional bate-papo com os realizadores de filmes participantes e também homenagens. Em 2020, o homenageado nacional será o cantor e compositor Gilberto Gil e o homenageado capixaba será Claudino de Jesus, cineasta e ex-presidente da Federação Internacional de Cineclubes (FICC). O lema desta 27ª edição do festival é: "Sonhar colorido faz bem". 

Divulgação

Encontro das Pretas vai até dia 29 

Outro evento que acontece totalmente online é o Encontro das Pretas, que teve início na última sexta-feira. As atividades continuam no domingo (22) com uma roda de samba no Quinteto Preto +1. Ao longo da semana ainda haverá painéis, workshop, exposição, performance, stand up comedy e shows, incluindo o encerramento com Karol Conka. A programação completa está aqui.

Podcast lembra trajetória de Verônica da Pas

Em seu terceiro programa, o Podcast da Aline trouxe a história de uma personagem importante da cultura e do movimento negro capixabas: Verônica da Pas, que dá nome ao Museu Capixaba do Negro (Mucane), entidade da qual foi a primeira coordenadora. Aline Almeida, a criadora do Podcast, entrevista a escritora e pesquisadora Jaiara Dias e a atual coordenadora do Mucane, Thaís Souto Amorim. Os episódios anteriores falam de Zora Hurston, da cultura hip hop e slams. Ouça no Spotify.

Divulgação

MAES reabre em dezembro

A reabertura do Museu de Arte do Espírito Santo - Dionísio del Santo (Maes) teve nova data de abertura confirmada: vai ser no dia 3 de dezembro. Anteriormente, a Secretaria de Cultura do Espírito Santo (Secult) havia dito que a reabertura seria 10 de novembro, após o término das reformas do local, que durou quatro anos.

Secult

Palhaçaria feminina 

Outra novidade é a oficina de iniciação à palhaçaria feminina "Caminhos do poder", que será realizada entre 27 e 29 de novembro , ministrada pela artista Amora Gasparini, palhaça da trupe Lacarta Circus e idealizadora do Encontro Internacional de Palhaças na Ilha do Mel. As inscrições podem ser feitas pelo site https://www.lacartacircoteatro.com/oficinas. As atividades serão todas online.

Divulgação

Veja mais notícias sobre Cultura.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sábado, 27 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/