Quinta, 25 Abril 2024

Artistas capixabas se manifestam contra Bolsonaro

andre_prando_foto1_Luara_Zucolotto Luara Zucolotto
Luara Zucolotto

POLÍTICA 

Artistas convocam para manifestações

No embalo da convocação para os atos do #19J, vários artistas capixabas se manifestaram contra o presidente. Os vídeos foram gravados para a página Fora Bolsonaro ES, com participação de André Prando, Aliado Jota, Sagaz (Suspeitos na Mira), Luiza Dutra e Afronta, que mandaram suas mensagens não só a favor das mobilizações e contra o presidente mas também contra a fome, a falta de vacinas, o extermínio da juventude negra e outras questões.

Ato virtual nacional pela Lei Paulo Gustavo

Com a possibilidade de descentralizar R$ 4,3 bilhões para investimentos em cultura nos estados e municípios do Brasil, a Lei Paulo Gustavo (PLP 73/2021) terá um ato nacional de apoio unindo artistas, agentes culturais, ativistas, gestores, parlamentares, coletivos, organizações, redes e outros grupos e pessoas ligados à cultura. Vai ser na próxima segunda-feira (21), às 19h, totalmente online. Estão abertas inscrições para participar pelo aplicativo Zoom, mas também é possível apenas assistir pelo YouTube.

Senadores capixabas apoiam projeto

O placar que vem sendo construído pela campanha a favor do projeto já tem a confirmação de voto favorável de 28 dos 81 senadores. De acordo com a última atualização do Comitê Paulo Gustavo que tive acesso, o Espírito Santo é um dos quatro estados no qual os três senadores já manifestaram apoio ao projeto, junto com Bahia, Rio Grande do Norte e Sergipe. A bancada capixaba no Senado é composta por Fabiano Contarato (Rede), Rose de Freitas (MDB) e Marcos do Val (Podemos)

HOMENAGEM

Adeus ao fotógrafo Jorge Sagrilo

A fotografia e a publicidade capixabas lamentaram esta semana a perda de um de seus grandes nomes, Jorge Sagrilo, um dos grandes mestres da fotografia capixaba. Com uma importante carreira na fotografia publicitária, ele deixou grandes registros feitos por suas lentes, muitos registrando a paisagens de Vitória e do Espírito Santo.

LANÇAMENTOS

Música

Com passagem com bandas como Auri, 2ois e Lordose para Leão, o músico Bernardo John continua investindo em sua carreira solo. O novo som é Será Que Você Sente?, uma faixa intimista que ganhou um clipe com a paisagem de Vitória de fundo.

Literatura

A jornalista, cerimonialista e escritora Natasha Siviero lançou seu terceiro livros, Desmantelo, com crônicas poéticas apresentadas como um diário em que cada capítulo representa uma idade, indo dos 29 aos 34 anos. A publicação foi feita pela editora paulista Urutau e obra está disponível na loja online do site Livros por Lívia.

Audiovisual

Brenda Lima

A atriz e rapper Afronta MC (foto) e o pedagogo e bailarino Renato Santos são os participantes de um dos quatro capítulos da websérie MoV.Cidade, com o tema Cidade - Corpo: Como criar outras cidades?. 

Os outros capítulos lançados falam de Corpo e Alimentação; Ciclos e Reciclagem; e Futuro e Inovação.

Podcast

Reunindo historiadores e pesquisadores da história do Espírito Santo, o podcast História Capixaba vai ao ar quinzenalmente. O episódio mais recente entrevista Ludimila Campos, que aborda a história indígena da região de Linhares. Ouça no Spotify.

OPORTUNIDADES

Peri-Inform-Ação 

Com atividades online quinzenais, o curso de extensão Peri-Inform-Ação terá atividades gratuitas entre julho e dezembro de 2021, que buscam o diálogo entre o saber acadêmico e periférico, abordando a interpretação de questões sociais e raciais e soluções criativas para essas questões. As inscrições para o primeiro módulo, que leva o nome de Lula Rocha, podem ser feitas aqui

Dança na Roda 

Estão abertas, até 25 de junho, as inscrições para o Dança na Roda, encontro online entre artistas e público em forma de oficinas relacionadas com o processo de criação em dança. As atividades serão nos dias 3, 10 e 17 de julho, das 14h às 17h. As inscrições são gratuitas por aqui

AGENDA

Bruno Zorzal estreia exposição na Casa Porto 

Barbara Bragato
Impermanência é o nome da exposição do fotógrafo Bruno Zorzal que estreia na próxima terça-feira (22), às 10h, na Casa Porto das Artes Plásticas, no Centro de Vitória, seguindo protocolos sanitários de segurança. O artista se apropria de processos fotográficos históricos e artesanais e de velhos retratos anônimos, utilizando materiais como papel, metal e casca de parede. A visitação ficará aberta de 23 de junho a 17 de setembro, de segunda a sexta-feira, de 10h às 19h, e aos sábados e feriados das 10h às 14h,

Cinco artistas em Galerias Online

Como parte da programação do Cultura Em Toda Parte - Módulo Norte, o site da Galpão Produções recebe a partir da próxima terça-feira (22) exposições individuais com galerias online dos artistas Andreia Falqueto, Hélio Coelho, Kika Carvalho, Luciano Feijão e Orlando da Rosa Farya, com curadoria de Lucia Caus.
 FALE COM A COLUNA: críticas, comentários, sugestões para

Veja mais notícias sobre Cultura.

Veja também:

 

Comentários: 2

Agmarcarioca amigo do mito em Domingo, 20 Junho 2021 21:41

so desocupado a boquinha acabou bora trabalhar

so desocupado a boquinha acabou bora trabalhar
Seu Madruga em Quinta, 24 Junho 2021 00:23

Vão trabalhar como todo brasileiro que acorda cedo para ganhar o pão de cada dia, chega de querer viver com o suor do povo brasileiro. Quer dindim,?! Vai ter que suar a camisa, acabou a mamata.

Vão trabalhar como todo brasileiro que acorda cedo para ganhar o pão de cada dia, chega de querer viver com o suor do povo brasileiro. Quer dindim,?! Vai ter que suar a camisa, acabou a mamata.
Visitante
Quinta, 25 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/