Sexta, 26 Abril 2024

Artistas temem extinção da Secretaria de Cultura de Vitória

leonardo_monjardim_capitao_assumcao_facebook Facebook
Nos bastidores da Secretaria Municipal de Cultura de Vitória (Semc) e entre alguns artistas da capital, o clima é de preocupação com a nova gestão comandada por Lorenzo Pazolini (Republicanos). Apesar de inúmeras dificuldades nas gestões de Luciano Rezende (Cidadania), a secretaria começou a deslanchar nos últimos anos, sendo que sempre teve papel fundamental para a política cultural também a nível estadual, dada a centralidade do município. Preocupa, então, que venha agora um grande retrocesso e desmonte de políticas. 

Nos bastidores se fala que provavelmente a secretaria deixe de ser exclusiva de cultura e possa ser dividida com outras áreas como Turismo, Esporte, Lazer e Assistência Social, o que representaria um retrocesso diante da perda de poder e autonomia para a Cultura. Por outro lado, os nomes que circulam também preocupam. Um deles é Leonardo Monjardim, candidato derrotado a vereador pelo Patriota, mas que saiu bem das urnas ao ser o segundo mais votado. Bolsonarista, ele já trabalhou na gerência da Lei Rubem Braga, e gerou diversos desagrados e desafetos na secretaria. Também se comenta que há pendências jurídicas que ele precisaria resolver para poder assumir o cargo, o que poderia complicar sua indicação.

Outro nome que causa arrepio é a possibilidade de que com a Cultura dentro de outra pasta, possa cair nas mãos do vereador Davi Esmael (PSD), que provocou polêmicas com a classe artística durante seu mandato, entre outras coisas, por querer incluir a categoria "Cultura Religiosa" na Lei Rubem Braga. O Conselho Municipal de Políticas Culturais se articula para tentar pressionar que a pasta seja mantida e tenha representante com respaldo entre artistas e produtores culturais do município.

Publicados editais para setor audiovisual 

No último mês do ano, finalmente foram publicados os primeiros dos editais de 2020 do Funcultura pela Secretaria de Estado de Cultura (Secult): alguns dos que fazem parte dos prêmios para o audiovisual. São eles: Produção de Curta e Média-Metragem de Ficção e Animação, Produção de Telefilme de Longa-Metragem de Ficção, Finalização de Obras Cinematográficas, Edital Setorial de Audiovisual, Desenvolvimento e Manutenção do Cineclubismo e Desenvolvimento de Projetos de Longa-Metragem. O prazo de inscrição vai até dia 25 de janeiro de 2021 e os editais podem ser acessados aqui. Segundo a Secult, em breve será publicado o edital de Produção de Documentários. Além destes, ainda serão publicados editais das diversas outras áreas, como Literatura, Artes Cênicas e Artes Visuais.

Divulgação

Festa da Criatividade começa na próxima semana

De 7 a 12 de dezembro, acontece a primeira Festa da Criatividade, evento focado na economia criativa, abrangendo segmentos como audiovisual, música, games, design, gastronomia e tecnologia da informação. A programação será online com diversos debates, seminários, oficinas, palestras, apresentações culturais e o Encontro Nacional de Programas de Economia Criativa, com convidados de diversos estados. A Festa da Criatividade será transmitida pelo YouTube e redes sociais da Secult-ES. Programação completa aqui

Divulgação

Conceição da Barra lança prêmio para mestres da cultura popular

Dentro dos editais com recursos da Lei Aldir Blanc, o município de Conceição da Barra, norte do Estado, vai premiar os mestres de cultura popular. O prêmio leva o nome do mestre Pedro de Aurora (foto), conhecido como um dos maiores rimadores que passaram pela região norte do Estado. O município é reconhecido como Capital Estadual da Diversidade Folclórica pelo grande número de manifestações e grupos de cultura popular. Por lá acontecem manifestações de Jongo, Ticumbi, Reis de Boi, Alardo, Folia de Reis, Capoeira, Pastorinhas, entre outros. São 23 prêmios que somados chegam a R$ 80 mil.

Facebook

Cariacica faz cadastro para venda de bens culturais de artistas

Ainda na Lei Aldir Blanc, uma das possibilidades para investimento dos recursos federais destinados a todas cidades e estados do Brasil, é por meio da aquisição de bens culturais. É o que está fazendo a Secretaria Municipal de Cultura de Cariacica (Semcult), que vai destinar R$ 150 mil para adquirir ativos culturais de 30 proponentes, como livros autorais, artefatos patrimoniais, instrumentos musicais artesanais, objetos culturais e produtos diversos, que irão integrar o acervo municipal para uso em bibliotecas, escolas, feiras, eventos, oficiais, recepção de turistas, entre outros. As inscrições podem ser feitas por pessoas físicas e jurídicas até dia 11 de dezembro por formulário online

Semcult/Cariacica

 

Ana Muller lança regravação de 'Que Que Isso, Doutor?'

Falando em Cariacica, Ana Muller, artista radicada no município, lançou nova versão de Que Que Isso, Doutor?, segunda faixa do disco Prelúdio, que reúne regravações de algumas de suas canções de sucesso na internet que haviam sido gravadas de forma amadora e agora ganham versão pelo selo Taquetá. São 14 faixas que serão divulgadas aos poucos nas redes e plataformas de streaming musical, antes do próximo disco de inéditas da cantora e compositora, que deve sair no ano que vem.

Coletivo quer construir Centro Cultural em Guarapari

Um dos principais responsáveis pelo agito da cena local e pela luta por políticas públicas em Guarapari, o coletivo Sinestesia, com seis anos de atuação, está em busca de um local para ser sua sede e servir como centro cultural na cidade. "Nosso sonho é gerar condições de emprego e renda para artistas e fazedores de cultura da cidade aliada à possibilidade de oferecer produtos culturais, oficinas e aulas de maneira acessível à população", diz o coletivo. Por isso, pedem para quem tenha um local no município disponível para locação ou outro tipo de parceria que entre em contato por suas redes.

Veja mais notícias sobre Cultura.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 26 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/