Sexta, 26 Abril 2024

Carla Roncarati lança exposição virtual 'Sólidos'

Carla_Roncarati_capa_Nicolas_Soares Nicolas Soares
Nicolas Soares

Ondas gigantes. O mar fotografado. Um movimento congelado transposto em preto e branco para o papel. Uma tormenta em tons de cinza. Essa é a base da exposição Sólidos, que reúne 18 desenhos da artista Carla Roncarati em grafite sobre papel. Adaptada ao atual momento, a exposição acontece de forma virtual e será lançada pelo perfil de Instagram da artista na próxima sexta-feira (31), às 19h, uma hora antes do início de um bate-papo com Carla.

"À fluidez das águas, Carla Roncarati contrapõe a materialidade do suporte e a rigidez do grafite. Seus traços percorrem a topografia do papel, tirando partido de suas rugosidades, desviando-se da imagem fotográfica original para elaborar imagens autorais", escreveu a curadora da mostra Gilca Flores de Medeiros, professora do Departamento de Artes Visuais da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes).

Além de transformar em estático o movimento das águas, que permite o observar em detalhes, ela também percebe a troca das cores pelo grafite, que demanda a utilização de diversos tons para reproduzir as ondulações.

O trabalho começou a ser amadurecido a partir de 2016, quando Carla Roncarati desenvolveu pesquisas e esboços. Os desenhos que compõem Sólidos foram feitos entre 2019 e o início de 2020, antes do início da pandemia. "Ao produzir esses trabalhos, me deparei com as formas que o próprio papel me induzia, com suas texturas, e aprofundei nessas mensagens visuais", conta Carla, nascida em Minas Gerais e formada em Artes Plásticas na Ufes em 2009. Ela realizou a primeira exposição individual em 1983 e trabalha com diversas técnicas como pinturas em acrílica, aquarelas e instalação, estreando com sua primeira exposição de grafite sobre papel.

Divulgação

Curiosamente, ela observa como as ondas gigantes do mar, em suas formas "orgânicas e fenomenais", também a fazem lembrar de sua terra natal. "Essas formas monumentais me remetem ao horizonte montanhoso de Minas Gerais, local em que cresci".

Para o lançamento, Carla se inspirou na movimentações de artistas de outras linguagens, sobretudo na música, que vêm se apresentando de forma virtual devido ao período de distanciamento social. "Dormi pensando nisso e acordei de madrugada, levantei, e escrevi o projeto", conta. Embora adaptado ao formato online, a exposição manterá um modo de funcionar similar, abrindo para visitação e conhecimento da obra durante uma hora, para que depois o público possa conversar e ouvir a artista realizadora e a curadora.

Junto com a exposição das ilustrações na rede, também será apresentado na página do Instagram um catálogo da exposição com depoimento da artista e texto curatorial. Um conteúdo resumido sobre a mostra e a artista também estará disponível em português, inglês e espanhol.

Todas as obras exibidas estarão à venda, com contato por mensagem direta no Instagram. A exposição virtual Sólidos é realizada em parceria entre R&B Arte e Cultura e Galeria Leo Bahia Arte Contemporânea.

Veja mais notícias sobre Cultura.

Veja também:

 

Comentários: 1

Mauri Nogueira. em Sexta, 31 Julho 2020 19:18

O talento é a alma da arte, a Carla coloca a alma em toda a sua arte , é o talento em pessoa .

O talento é a alma da arte, a Carla coloca a alma em toda a sua arte , é o talento em pessoa .
Visitante
Sexta, 26 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/