Quinta, 18 Abril 2024

Casa Sinestésica será inaugurada em Guarapari

casa_sinestesica_divulgacao Divulgação

O próximo final de semana terá agito cultural em Guarapari. Mas diferente dos grandes espetáculos em que artistas nacionais vão ao município durante o verão e feriados, quando há grande fluxo de turistas para as praias da cidade. Dessa vez, o protagonismo será da cena local, com a inauguração do Centro Cultural Casa Sinestésica (CCCS), que ocorre com três dias de atividades nos próximos dias 8, 9 e 10 de abril.

O centro cultural está localizada numa casa de dois andares em região central de Guarapari. Foto: Divulgação

"O centro cultural buscará ser espaço de confluência entre as diversas linguagens artísticas e de conforto para os vários públicos que não encontram seu lugar na cidade", diz Bruno de Deus e Magnago, um dos integrantes do Sinestesia - Criatividade Coletiva, organização composta por artistas e produtores culturais de Guarapari que atua há sete anos fomentando arte e cultura no município, com atividades como o Festival Gratidão e o Sarau Ruínas.

Com apoio da Lei da Aldir Blanc, que destinou verbas federais para estados e municípios, e patrocínio de duas empresas privadas, Quality e a MegaFibra, o Sinestesia avançou num sonho antigo, de ter um espaço de referência, que sirva como centro cultural para diversas linguagens e para encontro e articulação dos agentes culturais do município e de outras localidades.

O local é uma casa de dois andares com amplo pátio localizado no bairro Parque da Areia Preta, na região central de Guarapari. Com diversas salas, o local vai servir de espaço de co-working para artistas e empreendedores criativos e estúdio musical. A garagem já abriga semanalmente uma feira agroecológica do Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA) e o local já recebe atividades como aulas de pole dance, circo, yoga e taekwondo.
Atividades permanentes já foram iniciadas na casa, mesmo antes da inauguração. Foto: Divulgação

Além disso, a realização de oficinas, saraus, encontros literários, lançamentos de livros, exposições artísticas, debates, shows, cineclube, venda de artesanato, realização de bazares e brechós estão entre as atividades que devem ocorrer no local.

A inauguração trará uma mostra das possibilidades do centro cultural. Chamado de Bailinho Pré-Inaugura, a sexta-feira vai ter música, feira literária com Moqueca Capixaba, o Resto é Peixada, lançamento do livro Fontes sobre a história de Guarapari: inventário e reprodução de documentos cartoriais do século XIX, das autoras Kátia Sausen e Thiara Bernardo Dutra, e exposição coletiva de artes com Huemerson Leal, Natã Astori, Carolina Zamperlini, Havana Santana e Chris Barreto, que ficará em exibição durante os três dias.

O sábado, considerada a noite principal da inauguração, terá atrações locais que vão da cultura tradicional à sonoridade moderna, com início às 16h. Na parte musical, participam a Banda de Congo de Alto Iguape, a banda Manga Rosa Experience e convidados, Evelyn do Carmo e o grupo Hidroavião. O coletivo Facção In-Versa trará projeções gráficas e performances artísticas. O domingo, com programação de 16h às 20h, fecha o ciclo de inauguração com o Forró Sinestésico, que terá show do Trio Maruí.

Bruno considera que, desde o início da pandemia de Covid-19, os artistas locais vêm encontrando dificuldades para voltar a se apresentar para além de espaços como bares e restaurantes. "Ter um centro cultural onde a classe artística possa ocupar e colaborar na criação de ações coletivas e propor agendas junto conosco, cumpre a principal função social do Sinestesia, que é criar uma rede sustentável para a classe artística em Guarapari", explica.

Embora o Sinestesia seja o grupo gestor do espaço, o produtor cultural afirma que toda sociedade e classe artística pode participar da construção do espaço, que é aberta a contribuições diversas.

Veja mais notícias sobre Cultura.

Veja também:

 

Comentários: 1

BRUNO DE DEUS E MAGNAGO em Sexta, 08 Abril 2022 14:03

Aí meu coração ❤️

Aí meu coração ❤️
Visitante
Quinta, 18 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/