Quinta, 25 Abril 2024

Cineclube comemora 'Dia do Saci' com exibição de animações

saci_halloween Miguel Loureiro

Surgido a partir de um grupo de estudos sobre desenho no bairro Alecrim, em Vila Velha, o Cine Rabisco, cineclube ligado ao espaço cultural Casa de Rabisco, retoma suas atividades por meio de sessão online neste sábado (31), e num momento especial para um projeto que trabalha, sobretudo, com crianças e jovens: será a Mostra Saci, reunindo a exibição de cinco animações da série Juro que vi, sobre lendas e mitos brasileiros. As exibições acontecem por meio de uma Sala de Exibição na página do projeto no Facebook.

Há alguns anos, se comemora em alguns lugares do país o dia 31 de outubro como Dia do Saci, uma forma de contraposição às celebrações de Halloween, que vem sendo feita em muitos lugares do Brasil, embora o país pouco lembre do Dia do Folclore, 22 de agosto. Transformar a celebração tradicional, sobretudo nos países anglófonos, também chamada de Dia das Bruxas, numa data para lembrar a cultura popular, é uma provocação num país em que celebrações como Cosme e Damião ou a contação de lendas ligadas às religiões de matriz africana ou indígena ainda enfrentam preconceitos por conta da intolerância religiosa.

Rodolfo Birchler, integrante do Cine Rabisco. Foto: Divulgação

"Muitos municípios comemoram o Dia do Saci justamente para contrapor o Dia das Bruxas, não no sentido de desvalorizar o Halloween, que também é legítimo e muito comemorado em sua terra de origem, mas pela questão de valorizar as coisas do Brasil, uma luta cultural contra o domínio dos enlatados norte-americanos, porque o que chega para nós do Halloween também é a versão enlatada, uma banalização, sem o significado forte que tem em alguns lugares", aponta Rodolfo Birchler, idealizador da Casa de Rabisco e do cineclube.

De acordo com ele, as exibições do cineclube buscam a possibilidade de ampliar o repertório e conhecimento da cultura popular brasileira, já que geralmente as pessoas têm acesso somente ao conteúdo nas escolas que costuma ser bastante "infantilizada" e "prosaica".

Nas cinco animações da série Juro que vi, que foi realizada com colaboração de alunos da Rede Municipal do Rio de Janeiro, os mitos e lendas brasileiras são recontados de forma atual, abordando temas como direito dos animais, proteção ambiental e preconceito, contando com narração de artistas reconhecidos como Laura Cardoso e Regina Cazé.

"São filmes com uma qualidade excelente. As produções são interessantes porque são de classificação livre. Eles conseguiram trabalhar a realidade, com originalidade das lendas, mas sem pegar a parte mais violenta. Conseguiram tirar a infantilização e fizeram adaptações que permitem ser assistidas por todos públicos".

Além deles, a sessão vai exibir pela primeira vez o trailer de Pássaro de Fogo, animação de Luiz Quintanilha sobre a lenda sobre a criação dos morros do Mestre Álvaro, na Serra, e Moxuara, em Cariacica.

Como a Casa de Rabisco tem origem no interesse de jovens pelo desenho, a intenção das exibições é trazer sobretudo animações que ajudem a inspirar e fomentar a produção de ilustrações e outras artes derivadas, como os filmes e animações. O projeto também realiza oficinas online com os alunos, por meio de videoaulas, além de plantões de tira-dúvidas e trabalhos para serem desenvolvidos em casa.

O cineclube teve início na escola municipal localizada no bairro Alecrim e depois passou a atuar na Casa de Rabisco, espaço criado para abrigar o projeto. Ao fim de casa sessão cineclubista, os participantes são estimulados a realizar seus próprios desenhos. Agora online, as curiosidades que antes eram passadas ao finalsão enviadas ao longo dos filmes pelo chat. Depois segue a conversa para absorver e compartilhar as impressões de cada participante. A exibição deste sábado (31) marca o início da temporada online do Cine Rabisco, que segue com programações que incluem exibições e oficinas, a serem divulgadas pelo Facebook.

Veja mais notícias sobre Cultura.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quinta, 25 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/