Quinta, 25 Abril 2024

Clubes de leitura incentivam literatura capixaba

leia_capixbas_redes_sociais Leia Capixabas/ Redes Sociais

LITERATURA

Clubes de leitura divulgam calendários de atividades

Com a volta das atividades regulares no ano de 2023, os clubes de leitura também estão voltando a realizar seus encontros, entre eles grupos focados na literatura de escritores capixabas ou obras feitas no Espírito Santo. O Leia Capixabas divulgou seu calendário anual, em que a cada mês, de março a setembro, o foco é em um gênero literário, sendo que cada integrante traz uma sugestão de obra a ser compartilhada. No dia 21 de outubro, o encerramento das atividades de 2023 será com a realização de um sarau. Outro clube de leitura é o Palavras Capixabas, que também divulgou seu cronograma. A estreia do ano será no dia 11 de fevereiro com o livro Encontro você no oitavo round, de Caê Guimarães, vencedor do Prêmio Sesc de Literatura. Com edições bimestrais, este ano o clube terá obras de Junia Zaidan, Carla Guerson, Juliana Martins, Marciel Cordeiro e Anaximandro Amorim. Os encontros acontecem no Sebo Cheiro de Livro, na Rua Graciano Neves, Centro de Vitória.

Leia Capixabas/ Redes Sociais

Ufes divulga resultado de prêmio de literatura 

Com 253 obras inscritas, o V Prêmio Ufes de Literatura divulgou os vencedores em cinco categorias, assim como as obras suplentes caso haja alguma desistência. Ganharam o prêmio Autocombustão humana, de Júlio Cesar Machado de Paula (RJ), na categoria Contos e/ou crônicas; O bem-te-vi que mal me viu, de José Carlos Barbosa de Aragão (MG), como Literatura infantil; De volta a 1984, de Gustavo Bernardo Galvão Krause (RJ), em Literatura juvenil; Daqui, declamo, de Ezequiel Pereira de Sales (CE), Poesia; e Ai de ti, Camburi, Andréia Delmaschio (ES), romance. Com o prêmio, as obras inéditas terão publicação pela Edufes, sem custos para os autores, que receberão 100 exemplares de seus livros. Mais informações aqui.

MÚSICA

Estúdio de Música amplia inscrições para propostas de gravação 

E falando em Ufes, além da literatura, a estrutura da universidade também tem oportunidades para artistas da área da música. O edital de apoio à produção musical do Espírito Santo, promovido pelo Estúdio de Música da Ufes teve inscrições prorrogadas até 17 de fevereiro, por meio de formulário eletrônico disponível no site dos cursos de música da Ufes. Serão selecionadas quatro propostas para realização de discos musicais, contando com apoio dos recursos tecnológicos e de profissionais da universidade.

Formemus Lab abre inscrições 

Maior evento de formação musical do Espírito Santo, o Formemus abriu inscrições para seu Lab, uma formação continuada para até 10 projetos musicais no Estado com atividades voltadas para direção de palco, direção de show, desenvolvimento de carreira e posicionamento no mercado, que acontecerão entre março e maio. As inscrições são gratuitas e vão até dia 13 de fevereiro por meio de formulário online.

ESPAÇOS CULTURAIS

Coletivo Criativo Prainha inaugura sua sede 

Uma mostra da produção artística feita na Prainha de Vila Velha, com curadoria de Celso Adolfo Salles Ramos, inaugura um novo espaço cultural na região, que serve como sede do Coletivo Criativo Prainha, que articula diversos agentes culturais e criativos do entorno. No local há também uma linha com livros de autores capixabas, camisas, casacas e outras produções. O local abre para visitação às quartas e sábados entre 16h e 19h ou mediante agendamento no Instagram. A exposição atual fica em exibição até 19 de fevereiro. O endereço é Rua 23 de Maio, 143, Prainha, Vila Velha. A reportagem da TVE mostrou um pouco do local.

EVENTO

Festival Alumiô vai animar Guriri em fevereiro 

Banda Suruaca. Foto: Redes sociais

Em sua segunda edição, o Festival Alumiô vai trazer música, teatro e dança para o balneário de Guriri, em São Mateus. O evento é realizado de forma independente e buscar fortalecer a cena artística e cultural local. Com atividades totalmente gratuitas na Praça Vinícius Cavaleiro Mileri, haverá exposições de projetos e produtos, aulão de yoga, batalha de MCs e atrações como Banda Suruaca, Bagulho Doido (música), Tutu Sants (teatro), Marcelo Oliveira, Laís Jardim (dança).

DANÇA

Ehioze apresenta Bachianas no Sônia Cabral

Divulgação

A Ehioze Cia de Dança fecha o mês de janeiro com duas apresentações do espetáculo Bachianas na Casa da Música Sônia Cabral, no Centro de Vitória. A obra é inspirada na fusão da música de Heitor Villa-Lobos com imagens do pintor Cândido Portinari. Em cada um dos dias, a companhia ainda convida um dançarino para apresentação na prévia. No sábado (28), quem participa é Lalau Martins com a coreografia Ìsinqé, fruto de pesquisa da Esteatopigia corporal do povo Khoikoi. No domingo (29), a convidada é Gislene Bento, com a coreografia Ventos, acompanhada pela cantora Elaine Vieira. As apresentações começam às 19h30 e o ingresso promocional custa R$ 15.

MEMÓRIA

Midiateca impulsiona obras sobre ES em redes sociais 

Projeto lançado no ano passado pela Secretaria de Cultura do Espírito Santo (Secult-ES), a Midiateca Capixaba ganhou uma página no Instagram. A proposta do projeto é concentrar produções artísticas e culturais numa plataforma online promovendo acesso, acervo e memória sobre história e cultura do Estado. Com a criação de redes sociais, o projeto dá um passo importante para a difusão do material disponível, já que a página estática por si só não geraria tantos acessos às informações. Entre os primeiros materiais divulgados na rede social estão algumas imagens do livro Uma viagem capixaba de Carybé e Rubem Braga, reunindo registros da expedição conjunta realizada pelo desenhista argentino e o cronista de Cachoeiro de Itapemirim. A obra, que caiu em domínio público, está disponível online no site.

Veja mais notícias sobre Cultura.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quinta, 25 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/