Sexta, 26 Abril 2024

Conselho de Cultura se pronuncia sobre crise no Sesc Glória

O Conselho Municipal de Política Cultural de Vitória (Comcultura) enviou uma carta pública direcionada à direção do Sesc Espírito Santo cobrando a manutenção de atividades no próximo ano, após a demissão dos responsáveis pelas políticas para artes visuais, música, audiovisual e artes cênicas. "Os membros e dirigentes do Conselho Municipal de Política Cultural de Vitória compreendem o momento extremamente delicado por que passam as atividades econômicas no Brasil e no Espírito Santo, notadamente as do setor do comércio. No entanto, a exemplo do que esperamos que ocorra em diversos países e em nosso próprio pais, temos a confiança de que será possível uma recuperação, ainda que gradual, das atividades econômicas, o que poderá permitir, no caso do SESC Glória, uma retomada - mesmo que em patamares diferentes dos anos anteriores - de suas atividades culturais no ano de 2021", diz a carta. Leia a íntegra da carta: 

Palestras sobre audiovisual disponíveis no YouTube 

Projeto criado para fortalecer a formação técnica de mulheres, pessoas trans e não-binárias em áreas estratégias do audiovisual, o projeto Remonta disponibilizou todas palestras realizadas em março no Cine Metrópolis durante o Seminário Novos Formatos Audiovisuais em sua página no YouTube. Os temas são assistência em direção, mixagem de som para longas e séries, formatação para roteiro técnico, produção executiva e coordenação de pós-produção. A segunda etapa do Remonta, que vai trazer outras atividades formativas, já está com inscrições encerradas mas as atividades estão suspensas devido ao Covid-19.

Melina Furlan

Memória do Teatro Capixaba 

A página do Teatro Universitário da Ufes no Instagram começa a partir do dia 21 de maio a publicar posts que remontam à história do teatro no Espírito Santo. "Trata-se de uma série de postagens acerca do teatro do Espírito Santo, rememorando fatos, produções e artistas que se destacaram e se destacam na cena local", diz o anúncio da Secretaria de Cultura da Ufes,que apoia a iniciativa em parceria com o projeto Memória do Teatro Capixaba. Acompanhe!

A Trupe Barroca estreia campanha #MúsicaSolidária 

Quem também inicia com postagens periódicas na quarentena é o projeto A Trupe Barroca, conjunto musical que se dedica à pesquisa e execução da chamada música antiga utilizando apenas instrumentos históricos ou réplicas perfeitas dos mesmos. A primeira apresentação é de Jardel de Souza com uma viola da gamba construída em 1987 como um cópia fiel de um instrumento de 1695. "A viola da gamba descende da vihuela, um instrumento de cordas pinçadas da família dos alaúdes, semelhante ao violão e tem geralmente seis (viola inglesa) ou sete cordas (viola francesa)", diz o chamado da Trupe, que vai publicar apresentações ao vivo em seu canal no YouTube, que também disponibiliza apresentações do grupo antes do início do isolamento social.

Pré-venda de "Notícia da atual literatura brasileira: entrevistas" 

Oitenta e um escritores de todas regiões do país são entrevistados no livro "Notícia da atual literatura brasileira: entrevistas", que permite um panorama da literatura nacional nas últimas décadas. A obra de quase 500 páginas será lançada em junho mas já teve as pré-vendas iniciadas por meio da loja virtual da Editora Cousa. Quem comprar antecipadamente terá preço promocional e frete grátis.

Durante os tempos de pandemia, a Cousa, também lançou uma promoção especial, voltada para mimos para pessoas queridas. Se chama "O Abraço", com um preço especial para quem quiser enviar um kit contendo um livro da editora, um café especial, biscoito da casa e um cartão postal, com entrega em casa. Além do trabalho editora, a Cousa também é responsável pela coordenação do café do Trapiche, espaço no Centro de Vitória que virou referência e ponto de encontro de pessoas da cena cultural e especialmente literária do Espírito Santo.

Formemus abre inscrições para showcases

Evento de formação na área da música que vem se consolidando no calendário cultural do Espírito Santo, o Formemus abriu inscrições para bandas ou artistas que queiram apresentar os showcases que fazem parte da programação, com duração de 30 minutos. Serão seis selecionados podem ser instrumental ou com vocal. O Formemus 2020 será a terceira edição do evento e ainda não tem data confirmada, à espera das definições sobre o Covid-19. Haverá painéis, palestras, mostra de videoclipes, mostra fotográfica, encontro de negócios e outras atividades. As inscrições para os showcases vão até dia 5 de junho pelo site www.formemus.com.br.

Dead Fish no documentário sobre Deck Disc 

Rodrigo Lima, vocalista do Dead Fish, é um dos entrevistados no documentário Tudo Pela Música, que aborda os 20 anos do selo Deck Disc. Foi com a gravadora que a banda capixaba de hardcore teve seu boom de alcance, saindo do underground e conquistando novos fãs pelo país. A lista de entrevistados do documentário inclui Alceu Valença, Elza Soares, Pitty, Tato do Falamansa, João Donato e o também capixaba Roberto Menescal, dentro outros.

Veja mais notícias sobre Cultura.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 26 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/