sábado, setembro 14, 2024
27.7 C
Vitória
sábado, setembro 14, 2024

Leia Também:

Deficientes visuais ganham sessão de cinema na Biblioteca Estadual

 

Uma sessão de cinema diferente marcará a quinta-feira (22) da Biblioteca Pública Estadual com a apresentação de 14 curtas-metragens de animação com audiodescrição. O recurso de acessibilidade possibilita uma pessoa com deficiência visual assistir a uma obra audiovisual por meio do detalhamento oral das cenas.  A sessão é gratuita e integra a etapa de difusão do projeto “Audiodescrição Por Nós Mesmos”.
 
 
O projeto desenvolvido pela animadora Marinéia Anatório, integrante do Núcleo Animazul, foi selecionado no Edital Núcleo de Criação 2012, do programa Rede Cultura Jovem e realização da Secretaria de Estado da Cultura (Secult).
 
O destaque da mostra será a apresentação de duas animações capixabas com audiodescrição: As Curvas de Niemeyer, dos alunos do Projeto Animação/Núcleo Animazul, e Aventuras e Movimentos, dos alunos do projeto Arte sem Limites/ Núcleo Animazul.
 
As obras foram audiodescritas por um grupo de videntes e não videntes durante a oficina “Audiodescrição Por Nós Mesmos” com a orientação da especialista em Tradução Audiovisual com ênfase em acessibilidade pela Universidade Autônoma de Barcelona e professora do Instituto de Letras da Universidade Federal da Bahia, Eliana Paes Cardoso Franco.
 
Além dos filmes capixabas, a sessão será integrada por desenhos animados com diferentes temáticas vindos dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Ceará. Este ano, a mostra fez parte da programação especial para pessoas com deficiência visual preparada para o Dia Internacional da Animação, comemorado em todo o mundo no dia 28 de outubro.
 
Serviço
A Mostra de Cinema de Animação com audiodescrição para pessoas com deficiência visual acontece nesta quinta-feira (22), às 19h, no Auditório da Biblioteca Pública do Espírito Santo. Av. João Batista Parra, 165, Praia do Suá, Vitória. Entrada gratuita.

Mais Lidas