Sábado, 27 Abril 2024

Dezembro será de Congo na Barra do Jucu

congo_pmvv Felix Falcão

CULTURA POPULAR

 Bandas de Congo divulgam programação na Barra do Jucu

As fincadas do mastro de São Benedito com as bandas de congo da Barra do Jucu, em Vila Velha, tiveram programação confirmada para o mês de dezembro. Cada uma das bandas sairá em um dia diferente. A primeira é a Banda de Congo Raízes da Barra, no dia 18, com concentração às 15h em frente à entrada do campo do Barrense. No dia 24, a Banda de Congo Mestre Alcides se concentra às 15h em frente ao Ateliê de Kléber Galvêas. No dia do Natal (25), quem sai é a Banda de Congo Tambor de Jacarenema, também às 15h, se concentrando na casa de Dona Dorinha, que também fica perto do campo. A última a fazer a fincada é a Banda de Congo Mestre Honório, que concentra às 15h do dia 31, em frente ao Espaço do Congo Mestre Honório, na Rua Antônio dos Santos Leão. Neste final de semana, os agitos já começam com a programação do projeto "O Congo no Corredor Cultural e Gastronômico da Barra do Jucu", realizado pelo Museu Vivo Barra do Jucu.

Comunicação/PMVV

Projeto que declara Hip Hop como patrimônio é aprovado na Assembleia 

O Projeto de Lei 166/2022, que declara a Cultura Hip Hop como Patrimônio Cultural Imaterial do Espírito Santo foi aprovado no último dia 6 na Assembleia Legislativa e enviado para sanção do governador Renato Casagrande (PSB). De autoria da deputada estadual Iriny Lopes (PT), reeleita para o cargo, reconhece os diversos elementos que compõem a Cultura Hip Hop e indica a promoção de ações de divulgação, formação e capacitação relacionados com cada um deles, que devem ser realizadas prioritariamente por órgãos ligados à cultura nas esferas municipal e estadual. Assegura a realização de Rodas Culturais no território capixaba, englobando batalhas de rima, breaking, graffiti, DJs, beatmakers e outros.

AUDIOVISUAL

Documentário conta história de mulheres quilombolas 

Lançado como série pela internet, o documentário Filhas de Yayá, já está com os primeiros capítulos disponíveis nas redes. Com objetivo de divulgar a história oral das comunidades quilombolas do norte capixaba, a iniciativa busca retratar as trajetórias e a memória das descendentes de Yayá Luzia, matriarca da comunidade de Angelim II, no território quilombola do Sapê do Norte. A realização faz parte do projeto Raízes do Sapê do Norte - Biblioteca Quilombola Yayá Luzia dos Santos. Os episódios podem ser encontrados no canal da iniciativa no YouTube.

Semana do Audiovisual Capixaba no Cine Metrópolis 

Entre os dias 15 e 21 de dezembro, acontece no Cine Metrópolis, cinema localizado no campus da Ufes de Goiabeiras, a Semana do Audiovisual Capixaba, na qual serão exibidos webséries, curtas, médias e longa-metragens lançadas no último ano no Espírito Santo. "Nessa retrospectiva de lançamentos desse último ano, o Cine Metrópolis projeta a pluralidade de obras e temáticas que o audiovisual espírito-santense tem nos reservado", diz o chamado. Entre os filmes que farão parte da semana estão Marés, de Thais Helena, Olhar Milenar, de Lígia Sancio, A felicidade é uma arma quente, de Hugo Reis, Makumba, de Emerson Evêncio, B.I.X.A., de Taru Souza de Oliveira. A programação completa será divulgada em breve no site e redes sociais do cinema.

MÚSICA

Bloco do Silva lança segundo disco 

Projeto de verão do cantor capixaba Silva de sucesso em todo Brasil, o Bloco do Silva lançou nesta sexta-feira (9) o novo álbum, gravado ao vivo, trazendo releituras do artista sobre clássicos de carnaval e de sucessos de sua carreira, contando com participação especial de Criolo. O disco, lançado pela Som Livre, já sai com uma versão em audiovisual, gravada em show realizado em maio deste ano na capital paulista. O artista terá uma turnê de pré-carnaval entre janeiro e fevereiro, com apresentações já confirmadas nos principais pontos da festa popular no país, como Recife (PE), São Paulo (SP), Brasília (DF), Salvador (BA) e Rio de Janeiro (RJ).

Em homenagem a Clube da Esquina, artista regrava canções de Chico Lessa

O cantor e compositor mineiro Zel Moreira gravou o álbum especial com 13 composições de rock do capixaba Chico Lessa, um dos membros da primeira geração do Clube da Esquina, movimento musical surgido na década de 70 em Minas Gerais, cujo disco de estreia foi eleito por especialistas como o melhor álbum brasileiro de todos os tempos. O álbum de Zel, intitulado O Rock da Esquina no Tom de Sempre, vem acompanhado de material multimídia, com músicas, DVD e minidocumentário com depoimentos del integrantes do Clube das Esquina. As vendas são feitas pelo site https://dmdrecords.com.br.

Lançado no Bar do Museu Clube das Esquina, em Belo Horizonte, o disco também terá show de lançamento em Vitória no dia 17, às 14h, no Pub 426, na Praia do Canto, com participação de Chico Lessa.

LITERATURA

Cora Made lança novo livro

Com a realização do Sarau Acúmulos Poéticos, na Casa Sinestésica, em Guarapari, a escritora e produtora cultural Cora Made realiza o lançamento de sua nova obra literária, o livro Zinabre, com poemas escritos no período da pandemia que reflete sobre o isolamento. "São as fases da catástofe. É também um auto manual de sobrevivência da autora", diz a descrição da obra, editada pela Pedregulho. O livro já está disponível para venda no site da editora.

Saskia Sá realiza pré-venda do livro de ficção cientista 

Artista, cineasta e também escritora, Saskia Sá prepara o lançamento de Horizonte Líquido, uma novela de ficção científica a ser lançada pela editora Urutau. Com a pré-venda online pelo site Benfeitoria, a escritora vai dar continuidade ao processo de editoração e impressão da obra. Para contribuir nesse processo, é possível comprar previamente e adquirir pequenos mimos na página da campanha, que traz uma pequena prévia do livro.

Veja mais notícias sobre Cultura.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sábado, 27 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/