Domingo, 28 Abril 2024

Entidades culturais se mobilizam em apoio a Casagrande

renato_casagrande_escriativo_divulgacao Divulgação

POLÍTICA

Carta de apoio e encontro com governador

Em paralelo com a convocação de uma reunião do atual governador e candidato à reeleição Renato Casagrande (PSB) com o setor cultural, foi lançada a Carta de Apoio da Cultura à reeleição de Renato Casagrande. Assinada inicialmente por 16 entidades, grupos e coletivos culturais, a carta foi disponibilizada na internet para adesão de outros grupos ou pessoas que queiram se somar no apoio. No fechamento desta edição, já eram 40 entidades e mais de 300 pessoas aderindo ao documento. A reunião mencionada com o candidato será na terça-feira (20), às 17h, no comitê central de Casagrande, na Avenida Vitória, número 3194.

Candidatos à Assembleia dialogam com trabalhadores da cultura 

Lenise Loureiro (Cidadania), candidata a deputada estadual, vai realizar na quinta-feira (21), uma tarde literária com escritores, em seu comitê na Rua Barão de Monjardim, 66, Centro de Vitória. Começa às 15h30, com lançamento coletivo de livros de escritores capixabas e bate-papo com a candidata.

No dia 13 de setembro, a deputada estadual e candidata à reeleição Iriny Lopes (PT) realizou uma reunião online com profissionais do cinema e do audiovisual para dialogar com as demandas do setor.

Já Neto Barros (PCdoB), também candidato a uma vaga na Assembleia Legislativa, apresentou suas propostas para a cultura, após uma reunião com artistas e produtores culturais no mês passado. Entre elas estão o incentivo jurídico e financeiro para espaços culturais e coletivos artísticos, desburocratização dos recursos culturais, estímulo à profissionalização de trabalhadores da cultura e fomento à economia criativa, com descentralização das iniciativas também para o interior. A última proposta também é interessante: o candidato assume o compromisso de participar da Comissão de Cultura da Assembleia.  

Grito da Cultura promove debate sobre eleições

Divulgação

De parte da sociedade civil, o Grito da Cultura, movimento surgido a partir da crítica à condução das políticas culturais em Vitória durante a gestão de Lorenzo Pazolini (Republicanos), vai dar uma ampliada em seu olhar para o cenário estadual e nacional, que é o que esta em jogo no período eleitoral em 2022. Na terça-feira (20), às 20h, será realizada um live no Instagram @gritodaculturavix, com o tema Cultura nas Eleições, com participação da gestora cultural Karlili Trindade, do escritor e produtor cultural Stel Miranda (foto), e deste colunista, Vitor Taveira, jornalista e produtor cultural.

CINEMA

Festival de Cinema de Vitória começa na próxima segunda 

Maior evento de cinema e audiovisual do Espírito Santo, o Festival de Cinema de Vitória chega na próxima semana a sua 29ª edição. O início será no dia 19 de setembro, com atividades até dia 24, em locais diversos: Centro Cultural Sesc Glória, Cine Metrópolis, CEET Vasco Coutinho e hotel Golden Tulip Porto Vitória. Durante os dias serão exibidos 83 filmes em 12 mostras competitivas. Haverá ainda debates, homenagens e atividades de formação. A programação completa está disponível no site do evento.

MÚSICA

Festival de Santa Teresa premia três músicas autorais

Gessé Paixão, Marcos Bifão e César Baldan, os vencedores. Foto: Divulgação

Finalizado no último dia 10, o Festival Primavera Teresense contou com 64 participantes inscritos, sendo nove se apresentando nas semifinais. Por fim, sagrou-se campeão Gessé Paixão com Canto à Nanã (As Paneleiras), seguido de Marcos Bifão, em segundo lugar, com Coisas Naturais e Cesar Baldan, que defendeu a canção Baião de Dona Iná. A bela canção vencedora evoca à orixá Nanã, que na cosmologia iorubá, é responsável pela criação do humano a partir do barro, daí a referência às Paneleiras de Goiabeiras. Além do concurso, importante para revelar novos talentos, o festival contou com atrações consagradas como Moxuara e Zé Geraldo.

LITERATURA

Editora capixaba concorre a três prêmios em Brasília

Divulgação

A Editora Cousa, sediada em Vitória, participa da final do 1º Prêmio Candango de Literatura, iniciativa brasiliense para escritos em língua portuguesa, com curadoria de Ignacio de Loyola Brandão. Além dos livros de poesia Terra Natal, da escritora paulista Mariana Ianelli, e Sonetos, de Wilberth Salgueiro, este professor da Ufes, a editora também concorre com o projeto da I Caravana Combiousa, como projeto de Incentivo à Leitura, capitaneado pelo escritor e editor Saulo Ribeiro (foto). A premiação vai acontecer no dia 21 de setembro, às 19h30, com transmissão pelo YouTube.

Slam Interescolar abre inscrições para próxima edição 

Manifestação poética muito popular entre os jovens, o slam tem ganho muito espaço nas escolas capixabas, principalmente a partir da realização do Slam Interescolar Capixaba, que incentiva seletivas nos colégios para uma grande competição entre os campeões de cada instituição, valendo vaga para o campeonato nacional de poesia autoral. Para participar, a escola precisa realizar algum evento do tipo neste ano, inscrevendo um aluno por colégio para o Interestadual. As inscrições vão até 12 de outubro por meio de formulário online e dúvidas podem ser tiradas por meio do Instagram do evento. O Slam Interescolar Capixaba acontece em 4 de novembro, no Palácio da Cultura Sônia Cabral, Centro de Vitória.

Mais de 20 livros serão lançados na Feira Literária de Cariacica 

Acontece nos dias 22, 23 e 24 de setembro, a terceira edição da Feira Literária de Cariacica (Flicari), na faculdade Pio XII, em Campo Grande. Durante o evento haverá lançamento de obras de mais de 20 autores, oficinas, saraus, palestras, exposições, batalha de rima e contação de histórias. O tema desta edição é Literatura e Cultura Oriental, incluindo manifestações culturais como haikai, animes, mangás, k-pop e cosplay. Mais informações e programação completa podem ser encontrados na página da Academia Cariaciquense de Letras (ACL), realizadora do evento.

EXPOSIÇÃO

Obra de fotógrafo registra seis décadas da histórica capixaba

Facebook/ Ricardo Sá

Estreou no último dia 14, a exposição Acervo Pessoal de Alfredo Mazzei, que reúne parte da obra de um dos mais importantes fotógrafos da história do Espírito Santo, que registrou a vida social e política capixaba desde a década de 1930 até os anos de 1980. No local encontra-se uma seleção de 42 fotos, além de objetos e máquinas utilizadas por Mazzei ao longo de sua carreira. Membros da família do fotógrafo, falecido em 1981, estiveram presentes no lançamento (foto). As visitas são gratuitas e a exposição fica aberta até dia 7 de outubro, na Biblioteca Central da Ufes, que funciona de segunda a sexta-feira, entre 7h e 21h. Além do acervo de Alfredo Mazzei, a biblioteca da Ufes em Goiabeiras também está com a exposição Imagens e lembranças: o acervo pessoal de José Celso Cláudio, homem de importante trajetória na educação capixaba.

TECNOLOGIA

Aplicativo promove turismo e educação sobre Conceição da Barra

Lançado na sexta-feira (16), pelo Instituto Cultural Tambor de Raiz, o Pocar APP traz uma série de informações de forma hipermidiática sobre o município de Conceição da Barra, sua história, pessoas, lugares, acontecimentos e festas, seus patrimônios materiais, imateriais e ecológicos, incluindo a famosa vila de Itaúnas. Inclui personagens históricos da região como Zacimba Gaba, Negro Rugério e outros mais contemporâneos, como o pesquisador e escritor Hermógenes Lima da Fonseca e o curandeiro Duca Tora.

O app inclui um jogo em formato de quiz, em que o usuário incorpora alguns personagens históricos quilombolas, como Constância de Angola, Benedito Meia-Légua e Silvestre Nagô. O aplicativo teve arte conceitual assinada pelo artista plástico Thiago Balbino. Está disponível para download gratuito para smartphones, com sistema operacional Android.

Veja mais notícias sobre Cultura.

Veja também:

 

Comentários: 1

Edmar de Azevedo Nunes em Sábado, 17 Setembro 2022 20:52

A Cultura do E. Santo tem que parar de quere viver das tetas do governo. Andei meio mundo e lá fora ela é NEGÓCIO. Chega de demagogia .

A Cultura do E. Santo tem que parar de quere viver das tetas do governo. Andei meio mundo e lá fora ela é NEGÓCIO. Chega de demagogia .
Visitante
Segunda, 29 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/