Terça, 30 Abril 2024

Espírito Santo ganha novo Ponto de Cultura

adesjovem_FotoRedesSociai_20230923-002441_1 Redes Sociais

Com sede em Campo Grande, no município de Cariacica, e parte de suas atividades desenvolvidas em Cruzeiro do Sul, no mesmo município, a Associação de Desenvolvimento Social Jovem (Adesjovem) é o mais novo Ponto de Cultura do Espírito Santo. A certificação, conforme afirma o presidente da organização, Gabriel Roccon, trata-se de um reconhecimento público e facilita a captação de recursos, por exemplo, por meio de editais específicos para Pontos de Cultura.

Redes Sociais

Nascida em 2005 como Associação de Desenvolvimento Social Jovem de Cariacica, a organização atuava somente nesse município, mas anos depois expandiu seus tentáculos. Atualmente, é gestora do Centro de Referência das Juventudes de Feu Rosa, na Serra; e executa projetos como o Meu Baião, com aulas de forró abertas à comunidade; e o Capoeira Transforma Vidas, também gratuito. A Adesjovem tem parceria com a Associação Reame, em Cruzeiro do Sul, que disponibiliza sua infraestrutura para as atividades esportivas e culturais.

Cultura Viva

A Rede Nacional de Pontos de Cultura foi rearticulada com o retorno do Ministério da Cultura, extinto no governo Bolsonaro (PL). Os pontos fazem parte do Programa Cultura Viva, implementado em 2004. Entre as iniciativas contempladas pelo programa estão as ligadas às ações de base comunitária, indígenas, quilombolas, de Matriz Africana, economia solidária, produção cultural urbana e periférica, cultura digital, cultura popular, com ampla incidência no segmento da juventude, abrangendo todos os tipos de linguagem artística e cultural como música, artes cênicas, cinema, circo e literatura.

Danças Folclóricas

Divulgação

No próximo sábado (30) a Associação Capixaba de Cultura e Arte vai realizar o Encontro de Danças Folclóricas e Expressões Culturais 2023, das 14h às 20h, no Anfiteatro do Calçadão da Praia da Costa, em Vila Velha. O evento está na 1ª edição, mas, segundo a coordenadora da Associação, Suzi Nunes, a ideia é que seja anual. A proposta surgiu, afirma, diante da escassez de eventos sobre danças folclóricas na Grande Vitória. 

Programação 

A programação conta com grupos de dança de diversas etnias, como os de origem italiana, holandesa, russa, cigana e portuguesa, além de Folia de Reis, exposição de livros com o Coletivo Diversidade Literária e de ícones da cultura capixaba, contação de histórias e outras atividades para crianças.

Documentário Marinho

O documentário Marinho, dirigido e produzido por Farid Sad, será exibido gratuitamente na próxima quarta-feira (27), às 19h, na Casa da Cultura Sônia Cabral, no Centro de Vitória. O documentário conta a jornada do rio Marinho, em Vila Velha, e sua influência na vida dos moradores da região. Traz relatos de capixabas que conheceram o rio quando ainda servia de sustento para famílias que ali viviam. A produção destaca a importância do rio Marinho para o desenvolvimento econômico da Grande Vitória e seu impacto nas comunidades locais.

Contexto Histórico

Além dos relatos dos moradores, Marinho apresenta comentários do historiador Fernando Achiamé sobre o contexto histórico da época, além da perspectiva de especialistas técnicos que discutem tanto a viabilidade como a importância da recuperação do rio. O documentário iniciou suas gravações em maio de 2021. A inspiração veio do livro Lembranças do Rio Marinho, do mestre em Arquitetura e Urbanismo Juliano Motta Silva, que também participa do documentário, conduzindo os relatos e memórias de quem viveu às margens do rio.

Vakinha

Para tornar possível as inscrições do documentário Marinho em festivais internacionais, está sendo feita uma vakinha on-line. Farid destaca que as inscrições são pagas em dólar, além de haver necessidade de arcar com custos da finalização do filme, da tradução e legenda para aplicar nos festivais de outros países. A produção, segundo Farid, foi realizada com trabalho voluntário de muitas pessoas e com preços reduzidos de profissionais que foram envolvidos na pós-produção.

Exposição Fotográfica

Está aberta até 14 de outubro, na Kasa Raiz, em Marcílio de Noronha, Viana, a exposição fotográfica Múltiplos Olhares. As 22 fotografias foram produzidas durante uma oficina de fotografia com celular, realizada com estudantes do Instituto Federal do Espírito Santo, campus de Viana. O projeto é realizado pela 9DM Produções, em coprodução com o Coletivo Formate, apoio institucional, além de apoio da Secretaria Municipal de Cultura de Viana e do Espaço Cultural Kasa Raiz.

Homenagem

Leonardo Sá

O sambista Edson Papo Furado será o homenageado do 2º Prêmio da Música Capixaba, cuja final será na próxima terça-feira (26), às 19h, no Teatro Universitário, na Ufes. Nascido na Serra, em 1939, o artista começou, na infância, a participar das rodas de congo do município. Ganhou grande destaque na cidade de Vitória, como primeiro intérprete da Unidos da Piedade, da qual é um dos fundadores e considerado um dos intérpretes de honra. Já compôs diversos sambas-enredo para sua escola do coração e gravou nove álbuns com composições próprias e clássicos do samba.

Homenagem II

Importante homenagear em vida grandes nomes do setor cultural, como Edson Papo Furado. Em dezembro passado ele também recebeu uma justa e emocionante homenagem na Mostra Samba Que Eu Quero Ver, na praça João Clímaco, no Centro de Vitória. No carnaval deste ele foi homenageado pela Mocidade Serrana, que levou a trajetória do sambista para o Sambão do Povo.

Até a próxima coluna!

E-mail:

Veja mais notícias sobre Cultura.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Terça, 30 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/