Quarta, 24 Abril 2024

Festa da Criatividade traz grandes nomes da cultura ao Espírito Santo

juca_ferreira_arquivo_agencia_brasil Arquivo/ Agência Brasil

POLÍTICA CULTURAL

Inscrições estão abertas para Festa da Criatividade

Agência Câmara
Nos dias 10, 11 e 12 de março acontece na sede do Sebrae na Enseada do Suá a 3ª edição Festa da Criatividade, que terá como convidados grandes nomes da arte e cultura como o ex-ministro Juca Ferreira, a deputada federal Jandira Feghali (foto), o gestor cultural Célio Turino, a artista Estrela Leminski e a produtora Paula Lavigne. As inscrições para participação presencial são gratuitas mas limitadas, sendo que o formato será híbrido, com transmissão pelo YouTube da Secult, que organiza as atividades. Nas palestras e debates aparecem temas como políticas culturais, criatividade, diversidade, inovação, entre outros. O evento ainda vai contar com rodadas de negócios. A programação e o link para inscrições estão disponíveis aqui.

Conselhos de cultura de Cariacica e Vila Velha selecionam novos membros

Órgão importante para a construção de políticas culturais, os conselhos de cultura de Cariacica e Vila Velha estão com vagas abertas para integrantes da sociedade civil que queriam participar. No caso do Conselho Municipal de Política Cultural de Cariacica (CMPCC), foi publicada no Diário Oficial de quinta-feira (3) a composição da Comissão Eleitoral que irá se reunir na próxima semana para definir o calendário eleitoral.

Em Vila Velha, vai até segunda-feira (7) o prazo para apresentação de candidaturas para representar diversos segmentos da arte e cultura. A plenária de eleição para o Conselho Municipal de Políticas Culturais de Vila Velha acontece no mesmo dia às 19h no Auditório da PMVV em Itaparica. O contato é pelo e-mail .

LITERATURA

Biblioteca Quilombola capixaba é lançada

Na última sexta-feira (4), uma live marcou o lançamento do Projeto Raízes do Sapê - Biblioteca Quilombola "Luzia do Santos", do qual já falamos aqui. O vídeo contou com participação da coordenadora do projeto, Flávia dos Santos, liderança da comunidade de Angelim II, em Conceição da Barra, a consultora Mirtes dos Santos e a assessora Renata Costa. O projeto visa a promover a memória e o legado das lutas dos povos quilombolas da região do Sapê do Norte, com suas tradições, práticas e saberes ancestrais, inspirando e educando as novas gerações por meio do acesso a estes saberes aliado ao incentivo à leitura. O projeto é aberto ao público, com visitas agendadas. O contato é pelo e-mail é .

MÚSICA

Ruínas de Igreja são cenário de show em Viana

O cantor e compositor capixaba Wilberth Silva recebeu o violeiro mineiro Victor Batista, morador de Pirenópolis (GO) no show virtual Encontro Canções, que faz parte do Projeto Vozes, Violas e Violões. A parceria foi gravada nas ruínas da Igreja Nossa Senhora de Belém, localizada às margens da BR-101, na altura do bairro Jucu, em Viana, cidade de Wilberth. Um passeio por diversos gêneros musicais e pelo cancioneiro popular regional. 

TEATRO

Grupo Candeeiro apresenta espetáculo no Eliziário Rangel

Divulgação

O espetáculo Jornada, do Grupo Candeeiro de Teatro, terá apresentação única neste sábado (5), às 19h30, no Centro Cultural Eliziário Rangel, em São Diogo, na Serra. A peça traz uma sequência de quadros criados a partir da Jornada do Herói, por meio dos quais são apresentadas situações cotidianas de homens comuns, ainda que alguns deles se destaquem na história oficial, na cultura popular ou nos veículos de comunicação. O espetáculo tem direção colaborativa entre os integrantes do grupo.

AUDIOVISUAL

Websérie sobre hip hop capixaba apresenta último capítulo

Produção da Panela Audiovisual, o webdocumentário Barões do Funk, que aborda as origens da cultura hip hop no Espírito Santo, apresentou nesta sexta-feira (4) seu quarto e último capítulo (disponível abaixo). Com depoimentos de vários protagonistas dessa cena no Estado, especialmente desde os anos 1970 até o início da década de 1990, representando os quatro elementos do hip hop: break, graffiti, DJ e MC. Cada episódio possui entre 10 e 15 minutos e a série completa pode ser assistida aqui.

Veja mais notícias sobre Cultura.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quarta, 24 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/