Sexta, 26 Abril 2024

Festival de Cinema de Santa Teresa será realizado online

fecsta_animacao_divulgacao Divulgação

Todos festivais culturais que ocorreriam em 2020 estão tendo que repensar suas datas e formatos por conta da pandemia do novo coronavírus. No Espírito Santo não é diferente e um dos eventos que se adapta à nova realidade é o Festival de Cinema de Santa Teresa (Fecsta), que realiza sua terceira edição em formato online. A data será a mesma planejada inicialmente: de 23 a 25 de julho.

A programação prevista para acontecer no município da região serrana será mantida quase em sua totalidade, utilizando as plataformas virtuais. Apenas o coquetel de abertura e a ação ambiental de plantio de árvores nas proximidades de leitos de rio tiveram que ser canceladas, diante da impossibilidade de mobilizar e aglomerar pessoas na atual conjuntura.

"Pode ser que em julho estejamos no pico e as pessoas muito dentro de casa. Vai ser uma alternativa cultural", diz Luiza Lubiana, coordenadora do Fectsa. "Na sala em que exibíamos cabiam 140 pessoas. Agora online queremos transmitir para cerca de 2 mil", complementa sobre a possibilidade de atrair novos públicos ao mesmo tempo em que o evento não deixa de acontecer neste ano, quando a realização de atividades presenciais com aglomeração parece improvável.

Nesta edição do Fectsa serão realizadas atividades como exibição de filmes, lançamentos, oficinas, palestras, homenagem e exposição artística.

A procura pelo festival foi grande por conta dos produtores audiovisuais, pois o Fectsa teve 507 inscritos, dos quais foram selecionados 36 curta-metragens de 14 estados brasileiros para serem exibidos em seus mostras competitivas: Mostra Livre 1 e 2 - A Escola Vai Ao Cinema – Censura livre , destinada aos alunos da Secretaria Municipal de Educação de Santa Teresa; Mostra Beija- Flor: obras com censura acima de 12 anos; Mostra Frenética 1 e 2: filmes para maiores de 16 anos, que tratam temáticas como feminicídio, homofobia e injustiças sociais; Mostra Índios - Esplendor e Resistência, que homenageia povos originários, realizadores indígenas e temas ambientais. Estes concorrem a troféus em diversas categorias a partir do Júri Técnico e Júri Popular.

Além dos filmes que competem, também será lançada a animação Centaura, de Luiza Lubiana. Outra atração será uma roda de conversa com a filósofa Viviane Mosé e a atriz Leticia Sabatella. A homenageada do ano será a atriz Inácia Freitas.

Em 2020 as oficinas oferecidas serão de "Gravação e edição em celular", "Elétrica e iluminação para cinema" e "Cartografia Afetiva do Rio Jucu". Também haverá palestras com temas "A politização no cinema contemporâneo!", "Dos Irmãos Lumières a Netflix - Cinema e Educação", "Patrimônio Histórico" e "Reflorestamento, Rios e Nascentes".

Ainda no mundo das artes, Maruzza Valdetaro trará para a programação a exposição Carne Seca, inspirada em pessoas em situação de rua. Como parte do intercâmbio promovido pelo festival, a exposição deve seguir no próximo ano para a cidade do Porto, em Portugal.

Para celebrar o encerramento do Fectsa 2020, será realizado um show da banda Brezinski Point, transmitido ao vivo e online.

AGENDA CULTURAL

III Festival de Cinema de Santa Teresa (Fectsa)

Quando: 23 a 25 de julho

Onde: informações pelo FacebookInstagram e YouTube do festival.

Veja mais notícias sobre Cultura.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 26 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/