Quinta, 25 Abril 2024

Festival de Cinema de Vitória realiza mostra especial de 27 anos

No_Devagar_Depressa_do_Tempo_Panorama_Brasil Divulgação
Comemorando mais um ano de existência, o Festival de Cinema de Vitória (FCV) realiza de 24 a 26 de fevereiro a mostra Panorama Diversidade 27 anos, reunindo um apanhado de 20 produções audiovisuais que tiveram destaque na história do festival e refletem a diversidade que ele busca trazer para as telas. As obras estarão serão disponibilizadas ao público pelo YouTube do evento.

A diretora do FCV, Lucia Caus, considera a mostra um resumo das quase três décadas de história do evento. "Esses curtas simbolizam a potência, a diversidade e a criatividade do cinema produzido no Brasil nos últimos anos, além do talento de nossos realizadores e realizadoras", afirma.

As obras estarão divididas em três mostras: Panorama Brasil, Panorama Espírito Santo e Panorama Diversidade, construídas com a curadoria de Erly Vieira Jr, doutor em Comunicação e Cultura e professor da Universidade Federal do Estado (Ufes), e Waldir Segundo, produtor audiovisual e curador.

A mostra de filmes capixabas traz sete obras lançadas entre 2007 e 2018, considerando também a pluralidade dos produtores, incluindo o olhar de mulheres, negros e pessoas LGBTQIA+, um processo que ganha força nos últimos anos no Espírito Santo. A mostra Panorama Brasil reúne cinco curta-metragens produzidos em São Paulo, Paraíba, Rio de Janeiro, Pernambuco e Piauí, tendo como foco a resistência e a diversidade tanto nos temas abordados como na forma de retratar as histórias e registrar as imagens.

Em Panorama Diversidade, os curadores selecionaram oito produções de diferentes estados e anos que tratam de diversidade sexual e de gênero, mostrando um pouco do desenvolvimento do cinema LGBTQIA+ no Brasil.

Além da disponibilização dos vídeos durante o evento, a mostra Panorama Diversidade 27 anos realizará o Laboratório Criativo - Tecnologias Sociais nos Festivais de Cinema, com aulas entre 1º e 3 de março sobre as etapas da construção de um festival, incluindo produção, gestão e mobilização. Serão disponibilizadas 20 vagas com direito a certificado e mais 100 vagas como ouvinte, sendo que as inscrições terão início no dia 24 de fevereiro pelo site festivaldevitoria.com.br. O evento ainda lançará a Revista Panorama, reunindo os textos de curadoria sobre as três mostras e a ficha técnica de todos os filmes exibidos.

Confira abaixo a programação completa.

Veja mais notícias sobre Cultura.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quinta, 25 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/