Domingo, 28 Abril 2024

Filme capixaba vence dois prêmios na Mostra de Tiradentes

remendo_divulgacao Divulgação
Divulgação

Considerado um dos principais eventos do audiovisual brasileiro, a Mostra de Cinema de Tiradentes teve entre seus premiados este ano uma produção feita no Espírito Santo. A obra Remendo (foto), de Roger Ghill, sagrou-se vencedora na categoria Melhor Curta-Metragem pelo Júri Oficial na 26ª edição do evento. O filme ainda conquistou o Prêmio Canal Brasil de Curtas, concedido por júri do próprio canal e com prêmio de R$ 15 mil.

O júri oficial de Tiradentes justificou a eleição de Remendo dizendo que "esse filme desenrola-se de um modo criativo, em diálogo estreito com a forma como nos relacionamos e nos construímos enquanto povo e coletividade. Desenho de som inventivo, direção de arte apurada, diálogos inteligentes e estrutura bem arquitetada fornecem o alicerce para um senso de humor sem fronteiras, que brinca com clichês e expressa uma arqueologia de mídias audiovisuais".

E o voo da obra não se limita às fronteiras nacionais. Enquanto o filme era premiado em Minas Gerais, Roger se encontrava na Holanda, onde a obra fez sua estreia internacional do Festival de Rotterdam, um dos cinco mais importantes do circuito europeu. Além de Remendo, também participa do festival holandês Procuro teu Auxílio para Enterrar um Homem, de Anderson Bardot. No Instagram, o registro de uma foto do encontro de Ghil e Bardot no festival internacional.

DANÇA

Precursora do dance hall jamaicano no Espírito Santo

Quem está no Estado é a dançarina jamaicana Kimiko Versatile, umas das precursoras do dance hall e protagonista da série Move, da Netflix. Ela participa de três momentos em sua estadia. Neste sábado (5) realiza workshop às 14h na academia Vitória Sports, na Praia do Canto, e participa às 19h do Baile Dancehall 027 no Subúrbio, Centro de Vitória. No domingo (6), às 9h, ela estará no Instituto Aprender Cultura (IAC), em Flexal 2, Cariacica. Em sua primeira turnê pelo Brasil, ela passou também por São Paulo (SP) e Fortaleza (CE) e vem acompanhada do dançarino paulista NG Coquinho.

POLÍTICA CULTURAL

Editais da Secult prorrogados 

Apesar de já ter virado o ano, os editais de projetos para receber recursos do Fundo Estadual de Cultura (Funcultura) ainda estão abertos. O prazo terminaria neste dia 6 de fevereiro, mas a pedido de agentes culturais, a Secretaria de Cultura do Espírito Santo (Secult-ES) resolveu prorrogá-lo até o dia 13, dando um último respiro para alguns proponentes, já que o período de fim de ano e janeiro não é lá dos mais favoráveis para dedicação à escrita e inscrições do projetos. No total, devem ser contemplados até 439 projetos no Estado por este mecanismo. A Secult realiza plantões tira-dúvidas para explicar questões trazidas pelos agentes culturais.

Licc abre inscrições para projetos em 2023 

Outro instrumento de financiamento à cultura estadual, a Lei de Incentivo à Cultura Capixaba (Licc) abriu as inscrições para cadastro de projetos. Diferente do Funcultura, os projetos da lei são via isenção de ICMS para empresas, que precisam ser trocados pelos empreendedores, que nesse caso precisam ter CNPJ, o que não é obrigatório para projetos do Funcultura. No caso da Licc, os projetos podem ser inscritos a qualquer momento do ano, com prazo máximo até 30 de novembro e aprovações ao longo do ano. Em 2022, primeiro de funcionamento da nova lei, foram habilitados 69 projetos, dos quais 47 conseguiram captar recursos oriundos de empresas. Também estão abertas inscrições para pareceristas que vão avaliar os projetos inscritos. As inscrições tanto para os editais do Funcultura como para a Licc devem ser feitos pelo Mapa Cultural.

Sistema Estadual de Bibliotecas é reformulado 

No dia 1º de fevereiro, foi publicado no Diário Oficial um decreto do governador Renato Casagrande (PSB) que atualiza o Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas do Espírito Santo (Sebp-ES), que substitui a legislação que o criou, datada de 1990. O sistema inclui bibliotecas estaduais, municipais e comunitárias. Aliás, para o cargo de gerente do Sebp, foi nomeada a jornalista e escritora Ana Laura Nahas, que já foi secretária de Cultura de Vitória.

Bibliotecas sem internet? 

Pois falando em bibliotecas, um leitor reclamou que bibliotecas públicas estaduais não estão disponibilizando acesso à internet - algo básico para um local de conhecimento e pesquisa, né? Não conseguiu na Biblioteca Pública Estadual, que fica na Praia do Suá, nem na do Museu de Arte do Espírito Santo (Maes), no Centro de Vitória, onde também apontou a inexistência de profissional da biblioteconomia. Para o sistema estadual de biblioteca, nada mal exigir também acesso à internet em todas elas. Fica a dica para o Governo do Estado. 

MÚSICA

Maholic lança hits afro-brasileiros

As duas primeiras músicas do novo álbum do produtor capixaba Maholic já estão no ar. Elas farão parte do álbum Mandiguê, que reúne composições afro-brasileiras com toques de música eletrônica. Com estreia no dia 2 de fevereiro, Dia de Iemanjá, a canção Rainha das Águas homenageia a divindade na voz da sambista Sol Pessoa. A outra canção é Salve Erê, que tem participação do cantor André Prando e faz referência à energia das crianças e os festejos de Cosme e Damião. Os resultados são muito bons e podem ser ouvidos no Spotify. Para quem quiser curtir ao vivo o som de Maholic, durante o carnaval ele participa do Baile Voador como DJ e integrante do Bloco Voador.

Diploma de compositor

Um dos grandes cantores e compositores do Espírito Santo, Carlos Papel obteve graduação em Música pela Ufes ao ter aprovada com nota 10 no último dia 31 sua pesquisa sobre o flautista e compositor Patápio Silva (1880-1907). O artista disponibilizou para o público a entrevista feita sobre o músico pesquisado com o flautista José Benedito. Embora já seja um mestre da música há muito tempo, o agora bacharel em composição vai comemorar seu aniversário de 71 anos no dia 29 de março, com gravação audiovisual de um show na Casa da Música Sônia Cabral, junto ao lançamento presencial do Songbook com suas canções, que havia sido lançado apenas virtualmente por conta da pandemia.

LITERATURA

Ester Abreu recebe homenagens ao completar 90 anos 

Atual presidenta da Academia Espírito-Santense de Letras (AEL), Ester Abreu completou recentemente 90 anos, em 31 de janeiro passado. Escritora, doutora em Letras Neolatinas e professora emérita da Ufes, ela recebeu homenagens durante o evento do Dia Nacional das Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPNs), no qual fez uma palestra sobre Literatura e Meio Ambiente.  Ela recebeu homenagens das mãos e palavras de outras escritoras presentes, como Suely Bispo e Renata Bomfim, esta a mais nova integrante da AEL. Aliás, o tema do evento, realizado no campus da Ufes em Goiabeiras, foi Consciência Ambiental & Literatura. Tudo a ver, né?

Redes Sociais

EDITORIAL

CulturArte sob nova direção 

Para quem acompanha semanalmente aqui nossa coluna CulturArte, avisamos que esta estará sob nova direção. Este jornalista, yo, Vitor Taveira, passa o comando à atenta e competente jornalista do Século Diário Elaine Dal Gobbo, para seguir publicando as novidades e um panorama da cultura do Espírito Santo a cada sábado. Boa sorte à companheira! Está passado o bastão e obrigado a todes que nos acompanharam até aqui. Sigo apoiando nos bastidores. Que viva a cultura!

Veja mais notícias sobre Cultura.

Veja também:

 

Comentários: 1

Ricardo Sá em Segunda, 06 Fevereiro 2023 16:20

Momento de muita emoção para o cinema capixaba, tendo 2 filmes no festival de Rotterdam e agora, um destes filmes, vencendo a Mostra de Tiradentes na categoria de curta metragem. 2023 promete só alegria!

Momento de muita emoção para o cinema capixaba, tendo 2 filmes no festival de Rotterdam e agora, um destes filmes, vencendo a Mostra de Tiradentes na categoria de curta metragem. 2023 promete só alegria!
Visitante
Domingo, 28 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/