Sábado, 27 Abril 2024

Galeria Homero Massena abre nova exposição

Galeria Homero Massena abre nova exposição

Com pinturas quase invisíveis e uma obra que tende a desaparecer, a artista Michelly Sugui abre a exposição Restou Nada ou Muito Pouco. As peças, entretanto, não preconizam o fim da arte, apenas afirmam que a arte contemporânea exige um olhar mais apurado e uma percepção mais sensível para ser compreendida. A mostra será aberta nesta terça-feira (5), na Galeria Homero Massena, no Centro de Vitória.

 
A primeira série da exposição intitula-se Apagamentos e é composta por uma pintura feita na parede com camadas de tinta látex e cores muito claras, tornando o desenho quase transparente. “Essa série foca na interação entre a expectativa e a percepção”, explica Michelly. 
 
Também está inserida na série uma película transparente instalada na parede do fundo da galeria, que é percebida somente pelo reflexo das luzes sobre a superfície da obra. 
 

    
 
O segundo trabalho, intitulado O Buraco Sagrado e a Substância da Pintura, é uma placa de parafina que irá derreter devido a uma lâmpada incandescente instalada bem em cima dela. A obra busca referência na ideia de fugacidade do objeto, trazida por Duchamp e depois explorada por Yves Klein e John Cage. 
 
“O trabalho transpõe o olhar da declarada ‘morte da pintura’ para uma instalação que propõe o apagamento constante da obra, por meio dos materiais da própria pintura, no caso a cera e a luz”, diz Michelly. 
 
Contrapondo-se à ideia de que a arte chegará ao fim, a exposição defende que a produção artística da contemporaneidade deve ser entendida de uma forma distinta das obras concebidas até as vanguardas históricas.
 
A proposta tem um objetivo, de certo modo, antagônico, que procura explorar a volatilização da obra de arte em seu próprio meio, seja através de cores quase transparentes ou pelo próprio apagamento do objeto visual. “As obras apresentadas debatem sobre as questões dos limites e das fronteiras da matéria da pintura quando confrontadas por suas mínimas possibilidades de existência”, explica. 
 
Serviço
A exposição Restou Nada ou Muito Pouco, de Michelly Sugui, será aberta nesta terça-feira (5), às 19h30, na Galeria Homero Massena. R. Pedro Palácios, 99, Cidade Alta, Centro, Vitória. Visitação: de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h; sábados, das 13h às 18h. Entrada franca.

Veja mais notícias sobre Cultura.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sábado, 27 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/